Turismo religioso é tendência mundial e destinos se destacam nos roteiros
Confira as principais modalidades do turismo religioso
O turismo religioso é uma atividade que tem ganhado cada vez mais adeptos e superado as fronteiras do catolicismo, antes sua principal base. Recentemente, fiéis de diversas outras crenças, especialmente evangélicos, buscam por viagens que aliam fé, devoção e o prazer de conhecer novos lugares.
Segundo dados do IBGE, a demanda por esse tipo de viagem cresceu 61% nos últimos 10 anos, o que movimentou a economia do setor e incentivou a criação de novos serviços voltados para a necessidade desses turistas.
Quais as principais modalidades de turismo religioso?
Entre as principais modalidades de turismo religioso estão as peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico-religioso e expressões de fé como festas e espetáculos sagrados. As romarias se caracterizam pelo costume de caminhar longas distâncias rumo a um local onde acredita-se conceder graças e favores espirituais. Já as peregrinações são feitas para o cumprimento de promessas pessoais.
Ao mesmo tempo, viagens a locais de cunho histórico ou religioso e participações em festas e espetáculos religiosos também se popularizaram.
Quais os melhores destinos internacionais para turismo religioso?
No cenário internacional, alguns destinos se destacam para os interessados em turismo religioso. Entre eles estão a Terra Santa, em Israel, Fátima em Portugal, Lourdes na França, o Vaticano, Meca na Arábia Saudita e a Basílica de Guadalupe no México. Cada um desses locais carrega consigo uma história e uma força espiritual grandiosa que emociona e inspira os visitantes.
E no Brasil, quais são os melhores destinos para turismo religioso?
No Brasil, a fé também leva milhares de pessoas a viajarem todos os anos. Algumas das manifestações mais famosas são o Círio de Nazaré em Belém, a visita à cidade de Padre Cícero, Juazeiro do Norte, Aparecida do Norte, a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, e a Festa do Divino Pai Eterno em Trindade, Goiás.
Como planejar uma viagem de turismo religioso?
Para aproveitar ao máximo tudo que o turismo religioso tem a oferecer é necessário um planejamento cuidadoso. É importante conhecer a melhor época do ano para visitar o destino escolhido, entender a logística do local, reservar um tempo para meditação e orações, e também deixar espaço para conhecer a cultura e atrativos da região. Existem opções que vão desde o turismo moderno até roteiros agrícolas com conexões no interior dos países.
Outro ponto importante é lembrar-se de levar na mala respeito e tolerância para com as manifestações de fé e cultura local. Assim, o turismo religioso oferece uma oportunidade única de enriquecimento pessoal e espiritual. Combina o prazer de viajar com um profundo sentido de fé e devoção, permitindo ao turista conhecer novos lugares, conhecer culturas diferentes e fortalecer sua crença e espiritualidade.