Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Um sonho da comunidade italiana do Espírito Santo

| 06/12/2020, 09:20 h | Atualizado em 06/12/2020, 09:25
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem Um sonho da comunidade italiana do Espírito Santo
Cilmar Cesconetto Franceschetto é conselheiro da Comunità Italiana do Estado |  Foto: Acervo pessoal

A nova representação consular italiana no Espírito Santo, denominada de Sportello Consolare (Escritório Consular), é uma grande conquista para os capixabas. O Sportello fará a transição para a definitiva Agenzia Consolare d’Italia in Vitória (Agência Consular de primeira categoria, com status de Consulado), subordinada à Embaixada da Itália e, portanto, independente do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.

O Escritório Consular já está em atividade, desde 16 de novembro. Ele substitui e agrega todos os serviços que antes eram prestados pelo Consulado Honorário. Com a efetivação da Agenzia Consolare, ainda sem uma data definida, tanto o Sportello, quanto o Consulado Honorário deixarão de existir.

É uma vitória de muitos. Fruto da persistente luta da comunidade ítalo-capixaba, que há décadas busca reunir esforços por uma representação digna da presença dos italianos no Espírito Santo: o berço da imigração italiana no Brasil e que tem a maior concentração de italianos em proporção à população.

Essa mobilização tomou grande impulso nos últimos cinco anos, com articulações que envolveram diversos atores no campo sócio-político e diplomático.

Contou com a participação do Com.It.Es (Comitê dos Italianos no Exterior RJ-ES), dos representantes eleitos pela América do Sul no parlamento italiano, da Embaixada da Itália no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores da Itália, do Consulado Geral do Rio de Janeiro e do governo do Espírito Santo, que até disponibilizou imóveis para a nova representação consular.

De suma importância foi a união de forças com os italianos de Santa Catarina, o que potencializou a mobilização, em nível nacional e na Itália, envolvendo as representações italianas e a imprensa especializada, com os mesmos propósitos.

Infelizmente, por falta de apoio das autoridades do estado catarinense, Florianópolis não foi contemplada com o anúncio da Agenzia Consolare.

Contar com um consulado italiano próprio é o sonho dos ítalo-capixabas. Sua conquista é ainda mais extraordinária, na atual conjuntura, pois a Itália vem fechando ou diminuindo os investimentos nas unidades consulares pelo mundo, a fim de cortar gastos. Tanto que, apenas Vitória e Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), foram agraciadas com o anúncio da Agenzia Consolare.

Como representação diplomática oficial, espera-se um avanço nas relações bilaterais, com a Itália e com a União Europeia: seja no comércio, na cultura, na educação, no turismo etc., favorecendo a todos os capixabas, além da melhoria do atendimento aos italianos residentes no Estado e aos descendentes que buscam pelo reconhecimento da dupla-cidadania, dentre outros serviços.

Que a Agenzia seja efetivada o mais breve possível, com serviços de qualidade e transparentes. Que seja uma receptiva porta aberta ao mundo, assim como foi o Espírito Santo, por mais de um século, ao acolher imigrantes de diversas nações em busca de um futuro melhor para seus filhos, netos e bisnetos.

CILMAR CESCONETTO FRANCESCHETTO é conselheiro da Comunità Italiana do Estado.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre