Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Um Natal para cuidar do outro

| 25/12/2020, 11:23 h | Atualizado em 25/12/2020, 12:39
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Neste dia de Natal, somos convidados a contemplar a Sagrada Família de Nazaré, em sua improvisada ‘casa’ na cidade de Belém. Nas privações sofridas por Maria e José reconhecemos as famílias que buscam um lugar seguro e um aconchego para os seus.

É Natal! “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”. As trevas que cobriam a terra foram dissipadas pelo clarão de Luz que aqueceu os corações dos homens e das mulheres. O Menino Deus dissipou toda a escuridão e agora é tempo de entoar um canto novo, levantar a cabeça e olhar em frente.

Sim, o ano foi difícil. A pandemia da Covid-19 impôs a todos nós grandes desafios e dificuldades, mas no silêncio daquela noite em Belém a palavra final não foi o sofrimento, a dor, a morte, mas, a esperança, a luz e a alegria da Salvação que veio do céu e inundou a terra inteira. Por isso, hoje, não é permitido que nenhum coração viva na escuridão, nas trevas, o Menino Deus dissipou toda a escuridão da nossa vida.

O desafio é confiar em Deus que sempre vem ao nosso encontro e mergulhar no mistério Dele que se apresenta neste Tempo de Natal no nascimento de Jesus.

Mas como mergulhar nesse mistério? Procure esvaziar o seu coração do orgulho, deixe de lado aquilo que de fato não tem valor na sua vida, não brigue por coisas pequenas, tenha um olhar mais no horizonte, do que no dedão do pé.

Seja uma pessoa de esperança, e não daquelas para quem nada está bom. É só olhar a simplicidade de uma criança, é isso que nos une hoje aqui, o nascimento do Menino Jesus.

Aproximemo-nos com grande esperança da cidade de Belém e apressemo-nos na busca Daquele que vem ao nosso encontro, para que sejamos iluminados e fortalecidos por sua presença e graça, confirmados na alegria da salvação que Ele a todos comunica.

Vivamos um Natal do cuidado e da atenção uns para com os outros, fugindo do consumismo e de tudo que é supérfluo. Estejamos mais atentos para não sermos portadores de nenhum vírus que possa prejudicar a saúde e a vida de nossos irmãos.

Façamos como São Francisco de Assis que, de tanto contemplar o momento do nascimento de Jesus criou o presépio, reproduzindo assim a cena que os evangelistas narram sobre o local do nascimento e como se deu a revelação ao mundo, começando com os pastores e na simbologia da visita dos Reis Magos.

O Evangelho de São Lucas proclamado na noite de Natal, indica que no tempo previsto, Maria deu à luz seu Filho primogénito, enfaixou-o e o colocou deitado na manjedoura.

Inauguração de um tempo novo para toda a humanidade, anunciado pela terra inteira, por meio das palavras do anjo, dirigidas aos pastores: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11).

Desejo a todos vocês, meus irmãos e irmãs, um Santo e Feliz Natal, repleto das bênçãos e graças do céu, cheio da alegria própria daqueles que se encontram com o Senhor Jesus Cristo.

Que o próximo ano seja marcado pela esperança de um tempo novo, no qual reine a paz, a justiça e a fraternidade. Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo!

Dom Darío Campos é arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES).
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre