Solidariedade, o Natal celebrado em qualquer dia do ano
De origem francesa, a palavra solidariedade significa responsabilidade recíproca.
Leitores do Jornal A Tribuna
Em tempos de incertezas, preocupações e dificuldades, se tem algo que faz a diferença é a solidariedade. Nos momentos difíceis, algumas pessoas refletem sobre valores, outras repensam o estilo de vida, alguns sobre a saúde e, felizmente, muitos unem forças com o objetivo de fazer o bem.
De origem francesa, a palavra solidariedade significa responsabilidade recíproca. Ou seja, ser solidário é oferecer bondade, empatia, compreensão. Quem recebe o ato solidário é beneficiado, mas o autor dessa ação em prol do outro ganha ainda mais. Há estudos, inclusive, que comprovam que a satisfação dos trabalhos voluntários traz sensação de alegria, diminui as tristezas e até aumenta a imunidade, contribuindo com a saúde física e mental.
Nas mais diferentes esferas da sociedade, não faltam exemplos de generosidade. Iniciativas que possuem um efeito multiplicador: ajudam a quem precisa, inspiram outros a buscarem uma forma de contribuir e aumentar essa corrente do bem que o mundo tanto precisa.
Em outubro deste ano, tive a alegria de me tornar voluntária de um projeto chamado Amores, que visa apoiar pacientes que fazem tratamento de câncer no Hospital Evangélico de Vila Velha. Como o nome já diz, o amor pelos pacientes é o que nos move, para ajudá-los em tudo que estiver ao nosso alcance.
Neste ano que está quase chegando ao fim, podemos dizer que enfrentamos mais um período atípico e agravado pela ameaça da pandemia, assombrados pelas incertezas que ainda permeiam nossos dias.
Contudo, vale refletir: tudo isso não seria bem mais difícil se não houvesse uma intervenção solidária por parte daqueles que, muitas vezes, esquecem da sua própria realidade para servir àqueles que passam por dificuldades, nas suas mais variadas formas? É como colocar os próprios problemas “no bolso” para abraçar a dor do outro.
O valor mais importante da compaixão e da solidariedade consiste justamente em colocá-las em prática, independentemente dos nossos problemas.
No dia 20 de dezembro, comemora-se o Dia da Solidariedade. Vale lembrar que a ajuda vai além da doação de bens materiais. Podemos doar tempo, conhecimento, afeto, compreensão, esforço em entender a aflição do próximo. E isso faz toda a diferença, inclusive para nós mesmos, que conseguimos olhar além dos nossos próprios horizontes e impactamos positivamente, de algum jeito, o mundo do outro.
Solidariedade é o Natal que se comemora em qualquer dia do ano; é aquele presente valioso que não precisa esperar a data do aniversário para ser entregue; é a prática receitada sem moderação.
E que cada um tenha a consciência plena de que não é pobre o suficiente que nada tenha a oferecer, e a humildade que permita perceber que nunca será rico o bastante que nada tenha a aprender, especialmente perceber que as doações podem até ter o seu valor material, mas o significado da solidariedade vai muito além do dinheiro. E que todos os caminhos se encontrem para que essa corrente nunca pare de crescer.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna