Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Saúde masculina e a prevenção

Marco Homero de Sá | 12/11/2021, 10:39 h | Atualizado em 12/11/2021, 10:39
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos no combate a diversos problemas de saúde é fundamental. Por isso, as campanhas criadas ao longo do ano são grandes aliadas, pois abordam temas específicos com informações que são primordiais para que as pessoas possam cuidar da saúde.

Neste mês, o foco é a campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo principal de alertar os homens para a importância dos cuidados com a saúde. Quando nos referimos ao público masculino, há alguns pontos a se considerar, que precisam servir de alerta.

Uma recente pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida, que lidera a campanha do “Novembro Azul”, revelou que 62% dos homens no Brasil só vão ao médico após sintoma insuportável. O estudo foi feito com homens do México, da Colômbia e da Argentina, além do Brasil.  

Inicialmente, o “Novembro Azul” tinha o objetivo de alertar sobre o câncer de próstata, o tipo que mais afeta os homens no País. Hoje, inclui as principais patologias que acometem o público masculino, como doenças cardiovasculares e outros tipos de câncer.

O objetivo desse importante movimento vai ao encontro da urgente necessidade de mudança desse padrão equivocado que muitos adotam, quando só procuram o médico quando não aguentam mais suportar os sintomas de dor ou desconforto. 

Embora algumas doenças sejam silenciosas, em sua fase inicial, muitas outras apresentam sinais, ainda que sutis, de que algo não vai bem. 

Por maiores que sejam os recursos da medicina, a prevenção, tão valiosa para todos nós, começa com nossos hábitos e com nossas prioridades. Nunca é tarde para rever conceitos e adotar hábitos que vão fazer a diferença, não só para si mesmo, mas para todos aqueles com quem nos importamos e que se importam conosco. 

Afinal, viver bem é um constante ato de responsabilidade. É preciso, sim, estar atento às doenças que mais afetam o sexo masculino e adotar medidas e cuidados que previnem que tais problemas se tornem uma ameaça mortal.

Além do câncer de próstata, podemos listar alguns outros que atingem mais os homens, como câncer da boca, que afeta lábios, estruturas da boca como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Essa doença é mais comum em homens com mais de 40 anos e, infelizmente, muitos são diagnosticados em estágios avançados. Doenças hepáticas e cardiovasculares também são mais comuns em pessoas do sexo masculino.

Felizmente, a medicina tem apresentado muitos avanços e ainda irá trazer valiosas descobertas que irão combater e até erradicar doenças, mas é fundamental priorizar os cuidados com a prevenção.

Ao contrário do que muitos podem pensar, fazer exames regulares não é perda de tempo  e nunca será. É dar prioridade ao que temos de mais precioso, que é a vida.

Cuidar da vida é um valor inegociável, que requer esforço, mudança e compromisso com o que realmente importa.

Marco Homero de Sá é cirurgião de cabeça e pescoço.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre