Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Projeto pedagógico faz ensino se destacar no Norte do Estado

| 01/11/2020, 11:07 h | Atualizado em 01/11/2020, 11:09

Imagem ilustrativa da imagem Projeto pedagógico faz ensino se destacar no Norte do Estado
Manoel Alves Rabelo |  Foto: Tribuna Livre

Pela segunda vez, Mantenópolis, uma pequena cidade do Norte do Espírito Santo, registra um fantástico salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tendo ocupado o primeiro lugar entre as escolas municipais do Espírito Santo.

Pode parecer uma notícia fantasiosa ou, como diriam alguns, “fake news”, mas não é. É a mais pura verdade. O ensino básico de Mantenópolis, uma cidade com cerca de 15.350 habitantes e arrecadação anual em torno de R$ 44 milhões, demonstra possuir um projeto pedagógico fantástico, aplicado em todas as unidades municipais.

Segundo a competente diretora da Escola Municipal Adelina Lírio, Cintia Ellen Pereira, as escolas seguem um projeto pedagógico baseado em três eixos principais que constituem a base que sustenta o sucesso demonstrado nas últimas avaliações do Ideb.

O primeiro deles consiste na aplicação de um projeto sequencial didático unificado, no qual os professores em rede definem as atividades que serão executadas em sala de aula, com acompanhamento pedagógico da Secretaria de Educação, sendo essas atividades aplicadas em todas as escolas da rede municipal.

O segundo projeto baseia-se em atividades intensivas em Matemática e Língua Portuguesa, cujo objetivo é dotar os educandos da necessária proficiência nessas duas disciplinas básicas no processo ensino/aprendizagem.

Para tanto, os professores se valem dos “insights” decorrentes da análise comparativa entre o desempenho ótimo e o desempenho abaixo do esperado, de forma a obter dados que possibilitem corrigir e superar as dificuldades encontradas.

O terceiro projeto leva em conta as atividades de Alfabetização e Letramento, que se fundam em trabalho didático e pedagógico baseado em criterioso levantamento cujo diagnóstico possibilitará a correta identificação das habilidades já consolidadas e também as principais dificuldades em cada ano e série, buscando-se a solução imediata para os problemas encontrados.

Por qual razão me orgulho e faço questão de salientar o salto qualitativo do ensino básico em Mantenópolis? Uma das razões é a de ter sido aluno da Escola Municipal Adelina Lírio nessa cidade, onde cresci e frequentei todo o ciclo do ensino básico.

Portanto, conheço as dificuldades e vicissitudes por que passam as famílias, em sua maioria pessoas simples e de baixa renda.

O fato de eu hoje ser uma pessoa bem-sucedida, assim como outros colegas que por ali passaram, e desfrutar de uma vida digna, sem dúvida devo isso aos ensinamentos que recebi nos estudos preliminares realizados em Mantenópolis.

Então, qual é o segredo de Mantenópolis? É fácil responder. Os alunos frequentam a escola desde tenra idade e são por ela acolhidos com carinho e afeto por parte dos diretores, professores e pedagogos, como se fossem todos filhos e partes de uma grande família. Parabéns, Mantenópolis, pelo seu ensino de qualidade!

MANOEL ALVES RABELO é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: