Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Por que os auditores de controle externo importam

Auditores de controle externo fortalecem a transparência e a boa gestão dos recursos públicos

Luís Filipe Vellozo Nogueira de Sá | 03/02/2026, 12:41 h | Atualizado em 03/02/2026, 12:41
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem Por que os auditores de controle externo importam
Luís Filipe Vellozo Nogueira de Sá é Presidente do Sindace-ES – Sindicato dos Auditores de Controle Externo do Espírito Santo |  Foto: Divulgação

Em um país marcado por profundas desigualdades sociais e desafios históricos na gestão dos recursos públicos, debater o papel das instituições é debater o futuro da sociedade que queremos. Nesse contexto, uma carreira essencial ao bom funcionamento do Estado parece ainda pouco conhecida do grande público: a do Auditor de Controle Externo (ACE).

Esses profissionais atuam nos Tribunais de Contas dos Estados e exercem uma função estratégica: fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, identificar desperdícios, prevenir irregularidades e oferecer subsídios técnicos para que a administração pública seja mais eficiente, transparente e responsável.

O auditor de controle externo trabalha para garantir que o dinheiro arrecadado em impostos seja efetivamente convertido em serviços de qualidade. Seu trabalho contribui para avaliar o resultado das ações governamentais e das políticas públicas implementadas, que devem se traduzir em melhoria da qualidade de vida da população.

O combate ao desperdício é um dos eixos centrais dessa atuação. Cada recurso mal aplicado representa menos investimentos em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Ao identificar falhas e propor correções, os auditores contribuem para a boa gestão pública, promovendo economia a otimização de recursos.

Mais do que uma função técnica, o trabalho dos auditores tem profundo valor público. Ele fortalece a transparência e a accountability, dois pilares da democracia. Quando o cidadão tem acesso a informações claras sobre como os recursos públicos são utilizados e sabe que existe fiscalização independente, as instituições ganham em legitimidade.

A qualidade das instituições de uma nação está diretamente relacionada ao potencial de seu desenvolvimento econômico e social, como demonstram os economistas ganhadores do Prêmio Nobel Daron Acemoglu e James Robinson, no clássico livro “Por que as nações fracassam”.

Países prosperam quando contam com instituições inclusivas, capazes de gerar igualdade de oportunidades, garantir regras claras e impedir a apropriação privada de recursos públicos. Já as instituições extrativistas, marcadas pela falta de controle, corrupção e privilégios, conduzem ao atraso e à concentração de riqueza.

Nesse cenário, os auditores de controle externo desempenham papel fundamental para o fortalecimento de instituições inclusivas. Ao fiscalizar, orientar e induzir boas práticas de gestão, esses profissionais ajudam a evitar a captura de recursos públicos por interesses particulares, reforçando o caráter republicano do Estado.

Em tempos de desafios fiscais, demandas sociais crescentes e necessidade de fortalecer a confiança nas instituições, a valorização do controle externo é parte da solução. Os auditores de controle externo seguem cumprindo, com determinação e responsabilidade, sua missão de proteger o interesse público e contribuir para um Estado mais justo, eficiente e transparente.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre