Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Por mais alunos aprovados em faculdades e universidades

| 21/04/2021, 12:50 h | Atualizado em 21/04/2021, 12:52

Nas últimas semanas, vimos nosso Estado entrar em “lockdown” novamente. Quando tudo isso começou, em 2020, minha avaliação era de que a pandemia e seus impactos não durariam um ano. Este equívoco - o de acreditar que “em breve” tudo estaria melhor – foi o que me deu esperança e força para viver o singular e difícil ano que passou.

Hoje, se para alguns, a sensação é de que está tudo “muito parecido” com 2020, para outros está muito, muito diferente. É o caso de jovens como Larah, Arthur e Matheus, alunos do Instituto Ponte (IP), ONG capixaba que, há seis anos, vem ajudando jovens talentos a frequentarem escolas particulares e terem uma formação de maior excelência.

Em março do ano passado, eles eram bolsistas do ensino médio de escolas da rede privada em Vitória. Hoje, um ano depois, Larah é estudante de medicina da Unicamp, tendo sido aprovada também na Emescam, UVV e Multivix; e Arthur e Matheus são novos alunos de Engenharias do Insper (Mecatrônica e da Computação, respectivamente).

Jovens com histórias de vida muito parecidas com as de outros alunos do IP: pobres com muito potencial e força de vontade, mas poucas oportunidades.

Temos, hoje, no IP, pelo menos 30 alunos que estavam em escolas públicas no ano passado e, portanto, estudaram muito pouco, pois, nesse período, estas instituições quase não tiveram aulas.

Em 2021, eles estão em escolas particulares pela primeira vez. “Um mundo diferente”, “Professores muito sorridentes”, “Quadros grandes e confortáveis onde dá para enxergar bem” são algumas expressões utilizadas por eles sobre o admirável mundo novo.

Para chegar a essa conquista, depois de um ano como 2020, o caminho não foi nada fácil. Tivemos que arrecadar celulares e Ipads antigos junto a amigos e parceiros para que os 162 alunos do IP possam, hoje, ter acesso a computador e internet. Também foi preciso encarar a perda de alguns importantes patrocinadores.

Mas, a esperança sempre existiu e, neste mesmo período difícil, outros apoiadores intensificaram sua ajuda, permitindo que o IP terminasse o ano com 22 novos alunos selecionados de 15 municípios.

No final das contas, apesar das inúmeras dificuldades e perdas irreparáveis para alguns, também registramos grandes vitórias para as “Larahs”, os “Arthurs” e os “Matheus”.

Para este ano, já abrimos novo processo seletivo e temos 25 estudantes se preparando para vestibulares por todo o País. Jovens cheios de entusiasmo e determinação, com sonhos que não merecem ser interrompidos.

Por isso, mais uma vez, estou cheia de boas expectativas. Que nesse período conturbado que atravessamos, esses alunos, suas famílias e todos nós tenhamos muita saúde física e mental para enfrentar as dificuldades e transpor os desafios. Eu sigo com a esperança de que “em breve” e com a vacina, dias melhores virão.


BARTIRA ALMEIDA é fundadora e presidente Instituto Ponte.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: