Os pilares da boa saúde
Leitores do Jornal A Tribuna
Ao contrário do que muitos pensam, o conceito de saúde não significa apenas ausência de doenças, mas um estado completo de bem-estar físico, emocional e social, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse conceito tão amplo se refere a uma visão integral do ser humano e considera, principalmente, a adoção de medidas de prevenção.
Um dos pilares mais importantes da prevenção é o cuidado alimentar. Além disso, um estilo de vida sem fumar e sem bebidas em excesso, baixo índice de massa corporal e atividade física regular ajudam a reduzir as taxas de câncer, mesmo em pessoas com alto risco de desenvolvimento de tumores genéticos.
As conclusões vêm de um estudo publicado recentemente na Cancer Research, a revista científica da American Association for Cancer Research, que avaliou dados genéticos e de estilo de vida do UK Biobank, incluindo 202.842 homens e 239.659 mulheres.
Portanto, dar atenção a uma alimentação saudável é essencial. Afinal, além de fornecer nutrientes que previnem os tumores, escolher bem os alimentos ajuda a manter um peso saudável, uma das mais importantes maneiras de cuidar para que outras doenças não apareçam. Em conjunto com a prática do exercício físico, os benefícios dessa atenção ao nosso corpo é potencializado.
A explicação é que o excesso de gordura nas células adiposas do corpo provoca um estado de inflamação crônica e aumento nos níveis de determinados hormônios, que promovem o crescimento de células cancerígenas, elevando também as chances de desenvolvimento da doença.
Além disso, a atividade física aumenta a imunidade, auxilia na regulação gastrointestinal, reduz os sintomas de estresse, ansiedade, depressão e melhora a sensação de bem-estar, o que pode auxiliar a saúde mental, em geral.
Assim, as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicação de referência na área de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, são bastante precisas.
Elas estabelecem a regra de ouro para uma alimentação diária, que deve ser focada em alimentos in natura e produtos minimamente processados, em vez de comidas ultraprocessadas.
Outro pilar importante da boa saúde é o diagnóstico precoce, uma das chaves para combater o câncer. Aliado a estratégias preventivas, o diagnóstico precoce oferece ao paciente maior chance de cura e aumento da sobrevida, dado que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, geralmente, mais efetivo.
Mas, para conseguir o diagnóstico do tumor cedo, é preciso informação, acesso e cuidados.
Ainda há desconhecimento e medo quando o assunto é câncer. A produção de um conteúdo que “traduza” a linguagem mais técnica contribui para o empoderamento do paciente, que, assim, pode pleitear melhor acesso ao diagnóstico, tratamento e suporte.
A boa informação é outro pilar essencial da boa saúde. Ter referências de qualidade disponíveis é, portanto, fundamental. Disseminar o conhecimento de forma correta e responsável, também.
Marco Homero de Sá é médico cirurgião de cabeça e pescoço
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna