Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Novos hábitos de consumo com a chegada do 5G

Coluna publicada neste sábado no jornal A Tribuna

Rogério Abranches Alcântara | 17/09/2022, 15:34 h | Atualizado em 17/09/2022, 15:38
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


É inegável que o e-commerce cresceu a passos largos nos últimos anos e tende a se desenvolver de formas ainda nem pensadas, criando novos hábitos de consumo e formas de negócio. Com a chegada da tecnologia 5G, sinal de telefonia móvel que vai propiciar mais velocidade, estabilidade e múltiplas conexões simultâneas,  o varejo já vislumbra nova fase, com compras ainda mais completas e rápidas, para que o consumidor tenha  experiência eficiente.

Segundo a Anatel, já haverá uma grande expansão, ainda neste 2º semestre, no País. Em Vitória, assim como no Rio de Janeiro, em Florianópolis, Palmas, Curitiba, Goiânia, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e João Pessoa, o sinal 5G foi ativado recentemente.

Hoje, um dos entraves aos negócios é justamente a limitação da tecnologia, com sites muito pesados, conexão instável, demora para a finalização da compra e páginas que insistem em cair quando o cliente já colocou todas as mercadorias no carrinho. Assim, muito desistem do processo de compra.

Dito isso, espera-se que a chegada do 5G venha acompanhada de melhoria na conectividade e velocidade da troca de informações e transferências de dados, simplificando etapas ainda burocráticas da jornada de compra e pagamento.

Isso tudo, segundo especialistas, deve contribuir para a evolução do phygital, unindo os ambientes físicos e digitais com mais segurança e estabilidade e fomentando projetos de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IOT), que podem dar origem a novas oportunidades e, principalmente, possibilitar que o varejo se beneficie de tecnologias mais modernas, já que vamos viver um momento exponencial de automação, eficiência e customização de produtos e a alta velocidade de conexão 5G fará com que o controle sistêmico das coisas seja facilitado, otimizando as tecnologias digitais. Isso permitirá mais qualidade na prestação dos serviços, como realidade virtual, live commerce, live marketing e o tão esperado metaverso.

Em países como China e Coreia do Sul, as relações entre as marcas e os clientes tiveram alterações importantes após a implantação do 5G. No Brasil, estima-se que haja um aumento de 3,8% nas vendas do comércio.

Porém, apesar das vantagens e  possibilidades, também é preciso ressaltar que há um outro lado: novas tecnologias têm um preço e o acesso do consumidor ainda enfrentará o desafio de democratização. A tecnologia 5G, já  discretamente disponível, não é de baixo custo nem de fácil aquisição comercial. 

Assim, este é o momento de testar e manter-se atento às novidades para identificar os caminhos que conversam com cada negócio e público, visando sempre experiência e resultados. É preciso planejamento, investimento e estratégias eficazes para usar o 5G em seu favor.

ROGÉRIO ABRANCHES ALCANTARA é presidente da CDL de Vitória.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre