É preciso estar preparado para um novo mercado de trabalho
Quem não está disposto a se adaptar de acordo com a evolução do cenário e da empresa reduz as perspectivas de crescimento
Leitores do Jornal A Tribuna
Você já ouviu a expressão Mundo Bani? A sigla “Bani” é utilizada para descrever o mundo atual: frágil, ansioso, não linear e incompreensível – Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible em inglês.
Esse conceito, apesar de ter sido imposto em 2018 pelo antropólogo Jamais Cascio, foi impulsionado pelo cenário que surgiu durante e após a pandemia.
Levando esse conceito para o mercado de trabalho, os profissionais que desejam alcançar o sucesso devem se manter conectados, isso significa saber se adaptar e mudar quando necessário.
Isso porque o mundo atual precisa, cada vez mais, de pessoas capazes de alcançar excelentes resultados em ambientes extremamente frágeis, vencendo a fragilidade do mundo Bani, pois, se algo ficou claro após a pandemia de covid, é que todos estão expostos a imprevistos.
Outra habilidade que é um requisito para “sobreviver” no mercado de trabalho no mundo Bani é a capacidade de lidar com sua própria ansiedade para vencer na carreira.
Nesta linha não linear do mundo, a formação acadêmica deixou de significar uma “profissão para o resto da vida”.
Em vista das características do mundo Bani, uma formação acadêmica é positiva, mas não significa um compromisso eterno com a área cursada, porque o mercado de trabalho se tornou extremamente dinâmico, dificultando manter carreiras específicas.
Dentro da instituição superior, o estudante deve adquirir características de empreendedorismo e habilidades para atuar no mercado, tornando-se protagonista de sua jornada e, assim, criar mais resultados.
Quem deseja se destacar no meio empreendedor no mundo Bani deve buscar conhecimento para se atualizar e inovar, já que o cenário pandêmico e pós-pandemia foi responsável por diversas mudanças nos ambientes profissionais, exigindo uma rápida adaptação a qualquer situação.
O home office é uma exemplificação perfeita, demonstrando como uma mudança feita em época de crise pode se concretizar na sociedade.
Profissionais capazes de visualizar o futuro, incluindo possíveis interferências e contratempos, são valorizados por conseguirem criar uma barreira contra falhas, prevenindo a empresa de situações evitáveis por meio desse olhar no futuro.
Para que um profissional seja valorizado ele precisa manter em mente o conceito de lifelong learning, de aprendizado contínuo.
Isso significa buscar conhecimento para entender o mundo e habilidades tanto em sua área de formação inicial, quanto o desenvolvimento de competências que o tornarão líder de sua carreira, seja empreendendo por conta própria ou dentro de uma empresa.
O lifelong learning é, portanto, uma ferramenta fundamental para solucionar a questão de incompreensibilidade do atual cenário que vivemos.
O mundo Bani determina o cenário atual, deixando claro que o mundo não deixa de mudar, muito pelo contrário, evolui cada vez mais, e você deveria fazer o mesmo.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna