Cuide bem dos olhos e previna o câncer
Leitores do Jornal A Tribuna
Enxergar pontos de luz, perder parte do campo visual ou sofrer alguma alteração na forma ou tamanho da pupila são sinais que podem apontar a existência de câncer nos olhos. Em crianças, o principal indicativo de tumor ocular se manifesta nas fotografias com flash, quando um reflexo branco surge em uma ou nas duas pupilas.
O câncer nos olhos é relativamente raro, manifestando-se em seis pessoas a cada 1 milhão. Nos adultos, os mais comuns são o melanoma intraocular e o linfoma não Hodgkin.
Já nas crianças, os tumores mais incidentes são o retinoblastoma, doença que ganhou muito destaque na mídia por ter afetado a pequena Lua, filha do apresentador Tiago Leifert e da jornalista Daiana Garbin, que tem apenas 1 ano de idade; e o meduloepitelioma.
Em muitos casos, o paciente não desenvolve sintomas da doença, o que pode contribuir para um diagnóstico tardio.
Reforçando a campanha Abril Marrom, de prevenção e combate à cegueira, é importante estar atento aos cuidados com a saúde ocular, com o intuito de evitar doenças que possam afetar a visão, entre elas o câncer.
Por isso a importância de ir regularmente ao oftalmologista para fazer exames de rotina e identificar precocemente o problema, evitando a evolução do quadro. Durante a investigação, além de avaliar os sinais e sintomas, o especialista pode realizar exames mais específicos, como retinografia, angiografia, mapeamento de retina e ultrassonografia ocular.
Quando o câncer já está mais avançado, alguns sintomas característicos começam a aparecer, como dor na região, principalmente quando o tumor começa a crescer para o lado de fora do globo ocular. Outros sinais são manchas pretas ou escuras na íris, sombras e problemas de visão, dificuldades para enxergar e cegueira total.
Não existem causas exatas do câncer nos olhos, mas há fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença, como exposição à luz solar; cor da pele, especialmente em paciente brancos; cor dos olhos, principalmente em pacientes com olhos claros; e idade avançada.
Também devemos levar em conta outros aspectos, como gênero (especialmente homens), presença de pintas ou sinais no olho e histórico familiar.
Um dos tratamentos usados no combate ao câncer nos olhos é a radioterapia, que é realizada num aparelho chamado acelerador linear e que utiliza raios X de alta energia para destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas.
Este tipo de tratamento é comum para o melanoma ocular e pode muitas vezes ser realizado para preservar alguma visão no olho. A sua principal vantagem é que a estrutura do olho é preservada, o que pode resultar numa melhor aparência do paciente após o tratamento.
Como a radiação é direcionada apenas ao olho atingido pelo câncer, o outro olho pode ser poupado e sua visão, preservada. Embora seja uma doença rara, o câncer nos olhos pode ser prevenido. Não deixe de fazer seus exames anuais com o oftalmologista. Esse cuidado é valioso para a sua saúde.
ANNE KIISTER LEON é médica radioterapeuta
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna