Corrida de rua, um dos esportes mais praticados no mundo
Associar o treinamento de força com a corrida acaba sendo uma interessante estratégia para quem melhorar o desempenho
Leitores do Jornal A Tribuna
A prática regular de atividade física tem sido motivo de intensas pesquisas afim de demonstrar os benefícios deste hábito.
Dessa forma, as duas maiores instituições de estudo em saúde e exercício físico, o American College of Sports Medicine (ACSM) e a American Heart Association (AHA) sugerem a prática de atividades físicas de longa duração, e de intensidade moderada, que envolvam grandes grupamentos musculares, ou seja, exercícios predominante aeróbicos, pois apresentam baixa restrição, podendo relacioná-la com a corrida, devido os benefícios que apresenta.
Alguns deles são melhora na sensibilidade da insulina, redução da gordura corporal, concentrações de triglicerídeos, LDL e colesterol total e redução da pressão arterial pós-exercício.
Fatores essenciais na melhora da qualidade de vida. A corrida de rua é um dos esportes mais praticados no mundo, e a grande maioria são atletas amadores, buscando uma forma de melhorar sua performance.
Com tantos adeptos ao esporte, estudos elaborados observaram que se associar o treinamento de força com a corrida acaba sendo uma interessante estratégia para quem quer ter melhor desempenho em suas corridas.
Treinamento de força, que nada mais é do que um exercício, ou um conjunto de exercícios, que ajuda os diferentes músculos do seu corpo a se tornarem mais fortes e mais eficientes.
Existem metodologias de treinamento de força para potencializar esses resultados, como por exemplo a musculação, que tem se mostrado importante para a melhora da performance dos atletas, e melhorando o rendimento.
A força é a capacidade neuromuscular de superar uma resistência externa e interna. Pode-se dizer que a força muscular é a capacidade de superar a resistência utilizando de esforços musculares.
Ela é caracterizada pela capacidade do sistema neuromuscular produzir altos níveis de impulsos sob condições metabólicas predominantemente anaeróbias.
Com o treinamento de força pode-se obter adaptações como aumento da força máxima, resistência e hipertrofia muscular.
Esse treinamento, combinado com exercícios de propriocepção levam a adaptações, tanto musculares como neurais podendo ser benéfica para outros esportes. Contribuindo para a melhora da biomecânica do movimento na corrida e da performance. O treinamento de força máxima pode trazer melhora na economia de corrida em corredores de endurance.
Os resultados dos estudos foram muito positivos, demonstrando assim que o treinamento de força máxima se faz eficiente na melhora da economia de corrida para corredores de endurance e sua intervenção pode ser utilizada como incremento de performance nos resultados, ou seja, o treinamento de força máxima pode ser muito eficiente melhorando as adaptações neurais referentes a esse estímulo aumentando os níveis de força do corredor acontecendo uma melhora da eficiência mecânica durante uma prova, consequentemente fazendo com que o corredor alcance níveis de performance muito mais elevados.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna