Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Como manter a saúde das empresas em tempos de Covid-19

| 03/04/2020, 07:10 h | Atualizado em 03/04/2020, 07:16
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Em meio às mudanças nas relações de trabalho impostas pela pandemia da Covid-19, os empresários de todo o País acabaram se vendo sem direção sobre questões trabalhistas que envolvem o home office, férias coletivas, adiantamento de férias, banco de horas e, em último caso, a demissão. Todos os dias, ações do poder público atualizam essas relações com medidas provisórias.

Junta-se a esse cenário, as dúvidas sobre as questões tributárias e legais relacionadas à atividade em um País com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo.

Para manter a saúde contábil e continuar seus negócios, o contador é essencial para o empreendedor, seja o individual, pequeno, médio ou grande.

As atividades realizadas pela categoria são imprescindíveis e contribuem para a economia, dando suporte nas atividades empresariais de toda a nação. O trabalho dos escritórios têm se mantido e não podem parar, haja vista que o profissional contábil é responsável também por alimentar o governo com informações financeiras e econômicas por meio do envio das inúmeras obrigações acessórias como a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), Escrituração Contábil Digital (ECD), e-Social, entre outras, que, caso sejam declaradas em atraso ou descumpridas, criam multas ao empresário.

Este momento de paralisação de muitas atividades laborais reforça o protagonismo do contador sobre as questões trabalhistas. A adaptação à reforma trabalhista aprovada em 2017 foi realizada com o apoio do setor contábil e, agora, com as MPs redigidas pelos governos federal e estadual, os empresários contam novamente com o apoio do profissional contábil.

A verdade é que a organização financeira é um dos pilares para o crescimento de qualquer negócio. O contador é o profissional com bagagem técnica necessária para orientar e assistir o empresário neste caminho.

O planejamento, bem como os relatórios financeiros, são fundamentais e devem ser atualizados durante este período. Afinal, a economia não para e as atividades serão retomadas também.

A contabilidade está presente em todos os momentos da vida de uma empresa: na abertura, elaboração de contrato social, nas decisões, integralização de sócios, compra ou venda de bens e, principalmente, em momentos de crise.

A análise de dados realizada pelo contador indica um norte preciso para o caminho ainda incerto da economia. Um consultor empresarial é necessário para apoiar a sobrevivência e competitividade no mercado.

A questão vai além de andar na linha com a arrecadação tributária, trata-se de ter ao lado um consultor apto a orientar os melhores caminhos e estratégias para buscar investimentos ou financiamentos, se recuperar e retomar o crescimento quando tudo isso passar. A sociedade pode contar com a categoria.


Élido Emmerich Firme é presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre