Acupuntura pode aumentar as chances de engravidar
Leitores do Jornal A Tribuna
A acupuntura é uma terapia milenar originada na China, se tornou uma importante aliada no tratamento da infertilidade, tanto para mulheres quanto para homens.
A técnica, consiste na aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos no corpo, que estimulam terminações nervosas locais que mandam estímulos para o sistema nervoso central, que libera substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores que irão exercer funções reparadoras em todo organismo, promovendo saúde.
Na área da fertilidade, a acupuntura alcançou reconhecimento em 2011 pela Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e, desde então, tem sido indicada por clínicas de reprodução assistida em todo o país.
O sucesso da acupuntura no tratamento da infertilidade se dá por diversos fatores. Um deles, é a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo no útero e nos ovários.
Desse modo, consegue-se maior aporte de nutrientes, oxigênio e antioxidantes para a região pélvica, melhorando assim a qualidade dos óvulos, o que pode ser um complemento no tratamento para as mulheres com baixa reserva ovariana, melhorando também a espessura e a morfologia do endométrio, que reveste o útero, criando maior receptividade para a fixação dos embriões, sendo útil para mulheres com história de falha de implantação anteriores e endométrio fino.
A acupuntura tem uma ação direta no eixo Hipotálamo – Hipófise – Ovários, modulando a secreção dos hormônios, regulando os ciclos menstruais, favorecendo mulheres com ciclos anovulatórias, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
Todo esse processo possibilita um aumento do potencial de fertilidade, ajudando mulheres que estão buscando uma gestação natural e principalmente, para mulheres que estão em tratamento para fertilização in vitro.
Outro benefício importante da acupuntura no tratamento da infertilidade é o controle da ansiedade e estresse. É comum que os casais que estão vivendo no contexto de tentar engravidar tenham sofrimento emocional, o que atrapalha a concepção. A acupuntura reduz a ansiedade e o estresse através da liberação de serotonina e endorfina.
Recomenda-se que o tratamento comece três meses antes de iniciar o tratamento do ciclo de fertilização in vitro (FIV), com sessões 1x por semana.
Para quem deseja uma gravidez espontânea, recomenda-se iniciar a acupuntura o mais rápido possível, afim de melhorar a saúde da mulher e do homem para a produção de óvulos e espermatozóides saudáveis.
Um estudo de 2022 mostrou que a acupuntura associada a fertilização in vitro eleva a taxa de nascidos vivos em 34% e aumenta em 43% a taxa de gravidez clínica, em comparação ao grupo que não recebeu acupuntura.
Esses são números bem significativos e uma possibilidade para os casais que buscam aumentar as chances de gravidez. E o melhor: não há contraindicações.
HÉLLEN JANTORNO é biomédica e acupunturista.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna