Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Viagem pela literatura: 30 anos

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (08)

Elizete Caser Rocha | 08/08/2024, 11:27 11:27 h | Atualizado em 08/08/2024, 11:27

Imagem ilustrativa da imagem Viagem pela literatura: 30 anos
Leitura possibilita ampliar conhecimentos, desencadear reflexões e visões de mundo |  Foto: © Divulgação/Canva

A leitura possibilita ampliar conhecimentos, desencadear reflexões e visões de mundo, além de desenvolver ações que contribuem para a formação da cidadania e do desenvolvimento humano.

Assim, o Projeto Viagem pela Literatura vem sendo realizado pela Biblioteca Pública Municipal de Vitória Adelpho Poli Monjardim desde 1994, promovendo o incentivo à prática da leitura com atividades desenvolvidas por escritores, atores, contadores de histórias e músicos, abordando diversas linguagens.

Ao longo dos anos, são momentos de aprendizagem, satisfação, alegria e dificuldades diversas para a continuidade do Viagem pela Literatura, mas sempre com superação.

Nessa trajetória de 30 anos, tivemos o privilégio de perceber nas inúmeras visitas às escolas, aos bairros, parques, e encontros na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, entre outros espaços onde são realizadas às atividades, que muitas crianças e muitos adolescentes, jovens e adultos nunca haviam ido a um teatro, ouvido histórias contadas de livros, não conheciam escritores e acabaram sendo despertados para sua importância.

O projeto conta com mais de 1.500 apresentações de contação de histórias, encontro com escritores, peças teatrais baseadas e/ou adaptadas em livro da literatura, oficinas de arte, cursos e oficinas de contação de histórias, oficinas de poesia, oficinas de crônica, círculos de leitura, leitura no parque e na praça, saraus poéticos, clube da leitura e caixas estantes (minibibliotecas) que circulam em locais de pouco acesso ao livro, contabilizando mais de 150 mil participantes.

Destaque relevante ao Clube da Leitura, criado durante a pandemia de covid no formato virtual, e após com apresentações de forma híbrida, contribuindo para a saúde mental, interação e socialização dos integrantes.

Reconhecido por sua importância, o Projeto Viagem pela Literatura conquistou vários prêmios, entre eles Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, Ministério da Cultura (2014); Ricardo Oiticica – O Melhor em Práticas Leitoras-categoria Oralidade, Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio, Cátedra Unesco de Leitura(2018).

Nesse sentido, o Viagem pela Literatura vem demonstrando sua eficácia a cada ano, aprimorando e inovando suas ações, além de possibilitar a formação de uma sociedade leitora e inclusiva.

E como diz Magda Soares, “a democratização, via acesso gratuito à leitura e ao livro, contribui para formar um cidadão crítico, reflexivo, participativo, conhecedor de seus direitos e deveres, além de considerar o direito dos demais no exercício da democracia”.

Nessa trigésima jornada pelo universo da leitura e literatura compartilho com todos os envolvidos a Viagem de encontros, contos e encantos que fazem parte dessa história. Acredito no poder da leitura... a literatura é capaz de transformar vidas.

Imagem ilustrativa da imagem Viagem pela literatura: 30 anos
Elizete Caser Rocha é bibliotecária da Biblioteca Municipal de Vitória, idealizadora e coordenadora do projeto Viagem pela Literatura, especialista em Política Social pela Ufes |  Foto: Acervo pessoal

SUGERIMOS PARA VOCÊ: