Seleção Brasileira de futebol masculino: ontem e hoje
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (12)
A Copa do Mundo de Futebol foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, mas a primeira competição ocorreu no Uruguai, em 1930, com a participação de 13 países. Hoje, são 32 na disputa e a próxima contará com 48 seleções nacionais.
No dia 16 de julho de 1950 foi a quarta participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, mas era a primeira vez que nosso País sediava o torneio, realizado no Maracanã, com capacidade, na época, para 155 mil pessoas, construído para essa finalidade, e em outros estádios brasileiros.
A Seleção Brasileira chegou à final necessitando apenas de um empate para sagrar-se campeã. No jogo contra o Uruguai, ganhava de 1 a 0, mas os uruguaios viraram o jogo e venceram por 2 a 1, com gols de Schiaffino e Ghiggia. O time do Brasil tinha a seguinte formação: Barbosa, Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo e Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir de Menezes, Jair e Chico. Técnico: Flávio Costa. E o goleiro eleito o bode expiatório para a derrota.
A verdade é que Barbosa foi um dos mais injustiçados jogadores de futebol do Brasil. Não teve culpa de nada.
Conhecida como “Seleção Canarinho”, a Seleção Brasileira de futebol, considerada um dos maiores símbolos deste País, conquistou cinco títulos invictos, sendo a recordista em Copas do Mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).
No dia 29 de junho de 1958, o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou seu primeiro título de Copa do Mundo, com a seguinte escalação: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo. Treinador: Vicente Feola.
Neste ano, ocorreu a 48ª edição da Copa América, que aconteceu nos Estados Unidos. Para a competição, foram convocados 26 jogadores que representaram o Brasil. Apenas quatro atuam aqui no Brasil: Bento, Rafael, Guilherme Arana e Endrick (na época no Palmeiras e que hoje está no Real Madrid). Os demais, 22, defendem clubes no exterior.
Foram selecionados para a competição 10 representantes da América do Sul mais seis entre a América Central e do Norte. O Brasil já conquistou nove títulos nessa modalidade esportiva (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007, 2019).
O brasileiro Zizinho, revelado pelo Flamengo, e o argentino Norberto Méndez, são os maiores artilheiros da história da Copa América com 17 gols cada. Pelas quartas de final da competição, em jogo disputado fisicamente e até meio violento, o Brasil encarou o poderoso Uruguai. O jogo terminou em 0 a 0, no tempo regulamentar. O Uruguai venceu nos pênaltis, eliminando o Brasil.
Não resta dúvida de que essa foi a pior Seleção (repleta de “estrangeiros”) que já representou o nosso País em campeonatos. Uma vergonha!
Muito interessante a dancinha dos jogadores brasileiros nas penalidades. Foi só!...
Na decisão, realizada no dia 14 de julho, a Argentina venceu a Colômbia, sagrando-se campeã da Copa América deste ano, tornando-se a maior vencedora da história dessa modalidade esportiva, agora com 16 títulos.