O que é governança corporativa?
Artigo publicado na coluna Tribuna Livre, do Jornal A Tribuna
Toda empresa possui seu sistema de governança corporativa. Ele pode ser mais formalizado ou mais informal, mais complexo ou mais simples, porém existe. Ocorre que muitas empresas não formalizam ou buscam evoluir sua estrutura de governança ao longo do tempo, enraizando processos e cultura que podem trazer dificuldades para lidar com as novas demandas do mercado no médio ou longo prazo.
Ou seja, reflexo de uma miopia das demandas do curto prazo que fogem do que é estratégico para o negócio, e que é uma das funções da boa governança.
Além disso, questões societárias ou de sucessão empresarial podem surgir com o passar dos anos e precisam ficar no radar de sócios e gestores. Mas o que é governança corporativa?
A governança corporativa é considerada como um sistema ou modelo que orienta a gestão com base na visão estratégica visando o crescimento sustentável dos negócios. Existem diversas outras definições, mas em todas elas a governança pode ser considerada como uma jornada que leva à busca contínua da evolução da empresa.
Determina a forma como ela é administrada, define políticas, regulamentos internos, a própria cultura e aprimora os controles e processos. A governança também visa a perpetuidade da empresa e proteção dela no mercado, bem como a redução de incertezas para os stakeholders internos e externos.
A governança, aqui entendida como um sistema, deve ter uma estrutura que se inicia pelo desenho do organograma, criando os órgãos estratégicos da governança de acordo com a análise situacional da entidade e as áreas de gestão e operações.
Por exemplo, a Constituição de um conselho consultivo até ganhar tração e ser transformado em conselho de administração.
É necessário praticar e vivenciar esse novo ambiente, separando os fóruns operacional e estratégicos para discussão dos temas. Por exemplo, não cabe ao conselho consultivo ou de administração discutir se contrata o funcionário A ou B, essa é uma atividade da área de RH.
Todavia, aprovar os atributos que a pessoa deve ter para aquela função e avaliar os controles do processo de contratação, sim. Decidir se aprova um pequeno desconto comercial para um cliente é função da área comercial em consulta com o financeiro, mas aprovar a alçada dos descontos e monitorá-la, passa a ser uma função da governança.
A partir daí ficará evidente a estrutura de reporte entre as áreas da empresa, compreensão da hierarquia e alinhamento entre as áreas.
Em geral, as empresas buscam aprimorar sua governança em momentos de crise interna ou advinda de um evento externo. Por outro lado, outras empresas que se prepararam antes dos problemas surgirem conseguem navegar melhor em mares turbulentos, quando seu mercado, a economia e o ambiente político apresentarem incertezas e instabilidades.