Novos caminhos para o desenvolvimento do Estado
Artigo coluna Tribuna Livre, do Jornal A Tribuna
O Espírito Santo é um dos estados da federação com maior potencial de crescimento econômico. E no esforço de se buscar o desenvolvimento do Estado, surgem grandes oportunidades de impulsionar a sociedade capixaba para uma nova direção, distante dos erros do passado, concentrada nos desafios do presente e atenta às oportunidades do futuro.
Nosso Estado possui vantagens competitivas em diversos segmentos e com os necessários investimentos em infraestrutura ocorrerá a evolução do agronegócio, a recuperação da indústria e o crescimento do setor de comércio e serviço.
No entanto, para transformar tais vantagens em oportunidades concretas, capazes de atrair investimentos e gerar emprego e renda, precisamos de uma forte base de educação, tecnologia, inovação e desenvolvimento do capital social.
Na intenção de integrar o Estado ao mundo, são necessárias ações e estratégias que promovam a cooperação e alianças na direção de tornar o Espírito Santo mais competitivo e aberto a novas oportunidades de negócios.
Assim como grandes conglomerados empresariais espalhados por todo o globo, os diferentes estados vêm adotando modelos de planejamento estratégico, em uma procura por convergência entre a realidade vigente, o futuro desejado e as rotas necessárias para se alcançar o plano estabelecido por toda a coletividade – setores público, privado e sociedade civil.
Deve-se pontuar, que independentemente do modelo adotado, todo projeto tático exige atualização frequente dos objetivos e das metas desejadas, a fim de acrescentar as mudanças já concretizadas e os anseios que surgem a partir do novo estágio.
Ademais, em ambientes cada vez mais dinâmicos, as organizações e os indivíduos precisam se adaptar constantemente. Com a transformação digital, os atendimentos ganham agilidade, qualidade e escala.
Cabe mencionar que a procura por abordagens inovadoras para servir à população de forma efetiva e abrangente faz com que as instituições públicas se modernizem, busquem a redução da máquina, simplifiquem processos e aumentem a produtividade, com o compromisso permanente em manter o equilíbrio fiscal e a devoção absoluta à ética republicana.
No Estado, diante das conquistas econômicas, sociais, políticas e institucionais que foram alcançadas nos últimos anos, torna-se inquestionável a capacidade do povo capixaba de crescer, se desenvolver e ser referência em diversos setores.
Em março, em Vitória, esses e outros temas que apontam para os caminhos do desenvolvimento estarão em pauta no Fórum Nacional de Direito, Política e Economia. Com a disposição de construir pontes e estimular a discussão de questões relevantes ao País, o encontro abordará panoramas imprescindíveis de diversas áreas, posicionando o Brasil e o Espírito Santo no cenário internacional contemporâneo.