Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Fotografia e seu papel no mundo feminino

JACKIE CAMPOS | 28/03/2023, 14:51 14:51 h | Atualizado em 28/03/2023, 14:53

Imagem ilustrativa da imagem Fotografia e seu papel no mundo feminino
Fotógrafa e colunista de A Tribuna, Jackie Campos |  Foto: A Tribuna

Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais e sociais. Assim que ela foi inventada, principiou a mudar a história do mundo, proporcionando a todos um instrumento importante na busca da própria identidade, com destaque para o universo feminino. 

Isso porque fotografar ajuda a documentar as histórias, experiências e emoções, permitindo que  as mulheres se expressem e sejam vistas de maneiras que talvez não fossem possíveis por outros meios.

Basta lembrar que ainda vivemos em uma sociedade patriarcal na qual, muitas vezes, as mulheres ainda são retratadas de maneira estereotipada ou sexualizada, por exemplo. E é aí que está uma das principais razões pelas quais a fotografia exerce um papel importante para o público feminino: permitir que elas controlem a maneira como são retratadas.

Os registros feitos por câmera trazem a oportunidade de as mulheres se apresentarem de forma autônoma e como elas desejam ser vistas. De escolherem a roupa que vestem, o ângulo e a iluminação da foto, e até mesmo o momento em que a fotografia é tirada.

Além disso, permitem que elas documentem a jornada pessoal e profissional, capturando momentos importantes da vida, como formaturas, casamentos, nascimentos de filhos e aniversários, entre outros. Fotos que ajudam a preservar memórias importantes e que podem ser compartilhadas com amigos e familiares ao longo dos anos, deixando um legado.

Falando em contar histórias, não podemos deixar de ressaltar a força da fotografia para retratar comunidades, culturas e experiências pessoais, o que é particularmente importante para mulheres que vivem em regiões  marginalizadas ou que têm histórias que são frequentemente ignoradas pela sociedade. É a imagem, imortalizada no clique, que vai dar voz a esses seres femininos e apresentar suas perspectivas únicas ao mundo.

O que nos leva ao processo de autoestima. É inegável que, quando as mulheres veem imagens positivas de si mesmas, têm a confiança estimulada. Isso é importante para que essas moças, que assim como a maioria de nós, não se encaixam nos padrões de beleza tradicionais, se sintam bonitas, valiosas, valorizadas e emponderadas, independentemente das suas aparências, mas sim pela baita mulher que são.

Como protagonista, esse indivíduo fotografado se torna seu próprio padrão de beleza, transmutando as emoções e sentimentos sobre si mesmo, encontrando todas as boas características e até mesmo aceitando as que não agradam muito  e as vendo como pertencentes da sua história. Assim, por meio das imagens, ressaltamos a beleza de indivíduos comuns, porém únicos.

Ou seja, a fotografia consegue proporcionar um novo olhar, sensível e poético, capaz de causar interesses e alimentar diversos sentimentos. Essa nova visão de si mesmo, experienciada através da fotografia, é uma potente forma de estimular um novo olhar, mais positivo, mais confiante, mais forte, mais corajoso, assim como são as mulheres.

JACKIE CAMPOS é fotógrafa

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: