Como o marketing e a tecnologia afetam o mercado imobiliário
Coluna foi publicada no sábado (18)
O avanço da tecnologia transformou o mercado imobiliário. Se na pandemia conseguimos fazer negócio sem estar fisicamente presentes, agora, nos vemos afundando em um mar de informações intermináveis. A velocidade das novas ofertas aumenta a cada dia. Afinal, como se destacar no meio de tanta concorrência?
Comprar um imóvel é um investimento considerável e envolve muitos sentimentos. Por isso, os potenciais compradores buscam as empresas que oferecem mais credibilidade, com produtos bem conceituados, negociações amigáveis e garantias de entrega de obra.
Entre os fatores que pesam na escolha, a principal é o bom relacionamento entre a construtora ou incorporadora e os profissionais do mercado imobiliário. Essa relação, se bem construída, pode garantir que o comprador fará uma boa negociação, pois os profissionais do mercado imobiliário são termômetros que fazem circular informações relevantes até o comprador.
Nessa etapa, qualquer problema pode fazer toda a negociação desandar. Esse relacionamento começa antes mesmo que o corretor fale com o cliente, ele inicia com as informações que o cliente encontra quando começa a pensar em realizar uma compra, e aí temos a nossa resposta.
Para sobreviver no mercado imobiliário é preciso investir na imagem da empresa, no fortalecimento da marca em todo o ecossistema imobiliário, e aí entram as estratégias de marketing, respaldadas por tecnologia da informação.
O foco do marketing mobiliário é fortalecer a identidade da marca do incorporador, conectando as empresas ao estilo de vida do seu público. Para isso, é preciso definir estratégias para atrair pessoas alinhadas com o propósito empresarial da construtora. Depois, idealizar anúncios divulgando os conceitos dos empreendimentos que geram valor.
A partir daí, manter um relacionamento sólido com o potencial consumidor. Ser sempre uma fonte de informações de qualidade e oferecer um canal de comunicação ao cliente antes e depois de fechar o negócio é fundamental para consolidar essa relação.
Cada empresa deve se adaptar ao seu público e ao seu objetivo, misturando estratégias tradicionais, inbound marketing, presença física e digital.
A coleta, a pesquisa e a análise de dados permitem ter o seu público mapeado, interações bem feitas e registradas num sistema de gestão de relacionamento com cliente, sites organizados com dados corretos e uma boa arquitetura das informações.
O nível de exigência do cliente imobiliário é cada vez mais crescente que esses itens são condições básicas para que uma incorporadora tenha êxito no mercado imobiliário.
Portanto, aliar marketing, tecnologia e inovação é a chave para o sucesso em qualquer negócio imobiliário na nossa atualidade.