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Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

A relevância do bilinguismo para as atuais e futuras gerações

Confira a coluna desta sexta-feira (24)

Mário Broetto | 24/01/2025, 14:44 h | Atualizado em 24/01/2025, 14:44

Imagem ilustrativa da imagem A relevância do bilinguismo para as atuais e futuras gerações
Mário Broetto é diretor do Centro Educacional Leonardo da Vinci |  Foto: Divulgação

Vivemos em um país onde o português é o idioma oficial, mas não há dúvidas sobre como o inglês está presente em diversos momentos do nosso dia a dia. Usamos diversas palavras e expressões da língua inglesa para agendar encontros em família e com amigos, fazer reuniões de trabalho, pedir refeições, usar internet e muitas outras situações. Isso não significa, todavia, que nós brasileiros dominamos o idioma estrangeiro. Muito pelo contrário. 

Um levantamento divulgado recentemente pela EF, multinacional de educação, revelou que ainda falta muito para a população brasileira atingir o bilinguismo, ou seja, a capacidade de dominar e se comunicar bem tanto em português como em outro idioma, no caso especialmente o inglês. Segundo o chamado Índice de Proficiência em Inglês (EF EPI 2024), o Brasil possui um nível baixo, ocupando a 81ª posição entre 116 países analisados e o 18º lugar entre as 21 nações da América Latina participantes. 

Muito mais que aprender inglês para entender filmes, séries e livros e viajar pelo mundo sem maiores dificuldades, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, orienta que o ensino da língua inglesa nas escolas seja de caráter formativo, ou seja, é uma disciplina elementar de toda escola.

Isso porque a aprendizagem do idioma entre os alunos da educação básica pode proporcionar os saberes linguísticos necessários para mais engajamento e participação em um mundo cada vez mais globalizado. 

E é muito importante e estratégico que esse aprendizado comece cedo, o quanto antes, nos primeiros anos escolares, se possível, ainda na primeira infância, ou seja, até os 6 anos de idade, sendo um mito a afirmação de que isso interfere negativamente na alfabetização na língua materna.

Diversos estudos, inclusive, mostram que os ensinamentos recebidos nessa fase podem durar a vida toda. Os programas internacionais oferecidos em escolas brasileiras, tais como Educação Infantil Bilíngue e o combo Elementary, Middle e High School, por exemplo, são uma oportunidade para que os estudantes dos ensinos fundamental e médio sejam imersos em um ambiente bilíngue de aprendizado e ainda tenham diplomas de dupla nacionalidade (brasileira e americana), o que abre muitas portas pelo mundo afora. 

É inegável que o domínio do inglês descortina um leque de oportunidades acadêmicas e na carreira profissional de âmbito internacional. A fluência no idioma é requisito básico para aprovação em processos seletivos de inúmeras faculdades do exterior e para os melhores cargos, com os salários mais altos (inclusive pagos em dólar e euro), em grandes empresas nacionais e multinacionais, além de contribuir para o desenvolvimento crítico e o exercício da cidadania.

Mas, é importante frisar, os benefícios vão muito além disso. Ao se tornar bilíngue, o hoje estudante e profissional do futuro derruba barreiras básicas como a da comunicação, sendo capaz de conhecer, entender, absorver, se relacionar e lidar com empatia e desprendimento em diversas culturas e realidades. Torna-se, de fato, um cidadão do mundo.

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