Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna dos Esportes

Tribuna dos Esportes

Colunista

Jaider Miranda e Mariana Melo

Franceses dominam mundial de parapente em Baixo Guandu

Coluna foi publicada nesta terça-feira (19)

Jaider Miranda e Mariana Melo | 19/03/2024, 11:09 h | Atualizado em 19/03/2024, 11:08

Imagem ilustrativa da imagem Franceses dominam mundial de parapente em Baixo Guandu
Meryl Delferriere e Honorin Hamard foram os grandes campeões |  Foto: Divulgação / Sesport

Foram conhecidos neste final de semana os campeões da 13ª Superfinal da Copa do Mundo de Parapente, disputada na Rampa do Monjolo, em Baixo Guandu. A França dominou o pódio e faturou o primeiro lugar nas categorias feminina, com Meryl Delferriere, e masculina, com Honorin Hamard. A equipe vencedora foi a Ozone, que conta com três franceses e um britânico.

A competição, que teve início no dia 06 deste mês, contou com o patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio do programa de Chamamento Público.

No total, 130 pilotos, de 25 países, marcaram presença na competição, que concluiu a temporada do ano passado. O calendário 2024 terá início em maio, com a etapa nas cidades de Grindelwald e Interlaken, nas montanhas da Suíça.

Esta foi a terceira vez que Baixo Guandu sediou uma Super Final de Copa do Mundo. O município é considerado um dos melhores locais do mundo para a prática da modalidade, com decolagens na Rampa do Monjolo e o espetacular visual do vale do Rio Doce.

Tiro paralímpico

O capixaba Bruno Kiefer deu importante contribuição para o Brasil realizar mais um grande feito no tiro esportivo paralímpico. Na última quinta-feira (14), a seleção brasileira encerrou a disputa na Copa do Mundo com duas medalhas de ouro e uma de prata. A competição aconteceu em Nova Déli, na Índia.

A primeira medalha de ouro foi conquistada na disputa por equipe, na prova R4 – time misto 10m carabina de ar em pé SH2, no último sábado (09), pelos paratletas Bruno Kiefer, Alexandre Galgani e Jéssica Michalack. Em 2023, o trio também fez história ao conquistar uma medalha inédita no Campeonato Mundial na disputa por equipes mista. A edição foi realizada no mês de setembro, em Lima, no Peru.

O capixaba também subiu ao topo do pódio junto à atiradora catarinense Jéssica Michalack, na prova R11 - dupla mista 10m carabina de ar em pé SH2. Na última disputa, realizada nessa quinta-feira (14), a equipe alcançou a medalha de prata na prova de R5 – time misto 10m carabina de ar deitado SH2. Com o resultado, o Brasil fez a melhor campanha em uma Copa do Mundo da modalidade.

Pan de Jiu-Jitsu

A capixaba Thaís Loureiro e os gêmeos Ramon e Raul Schunk embarcaram neste domingo (17) para competir no Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu IBJJF. O evento tem início nesta terça-feira (19), em Kissimmee, na Flórida.

O Pan-Americano é um dos principais campeonatos da IBJJF e vai atrair lutadores das principais categorias da modalidade. Ramon compete na faixa preta da categoria Master 1/Pesado, enquanto Raul disputa na faixa preta da categoria Master 1/Super Pesado. Thaís Loureiro, também faixa preta (Adulto), conta que planeja chegar ao local da competição com antecedência para se aclimatar.

“Estou treinando bem forte para a competição. Estou indo antes para me adaptar ao clima e fazer alguns treinos lá. Estou fazendo bastante preparação física também, vou competir na categoria principal (Adulto-faixa preta), que é a categoria de maior prestígio do evento”, contou Thaís.

Ela e Ramon Schunk são contemplados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Os irmãos gêmeos e o staff Edvaldo Oliveira tiveram as passagens aéreas da viagem concedidas pelo programa Voe Atleta, também da Sesport.

Artilheira no Botafogo

A atacante capixaba Nathane Fabem, do Botafogo, estreou marcando gol no Campeonato Brasileiro Feminino. A camisa 9 do Glorioso deixou o dela no empate em 1 a 1 do time carioca contra a Ferroviária de Araraquara, na casa do adversário, pela primeira rodada do nacional.

Por ser ex-jogadora do time paulista (onde conquistou títulos e foi artilheira), a atacante não comemorou o gol na partida disputada em sua antiga casa, o estádio da Fonte Luminosa.

Contratada pelo Alvinegro nesta temporada, a capixaba está realizando o sonho de jogar pelo time do coração – influência do pai Eliezer – e foi peça importante para o Botafogo na recente conquista da Taça Rio Feminina.

Medalhas no caratê

As capixabas fizeram bonito no Campeonato Brasileiro de Karatê, disputado em Caucaia, no Ceará, neste domingo (17). Ana Carolina Batista, Amanda Bissoli, Claudina Aguiar e Helen Tatagiba deram um show na primeira etapa classificatória e estão com a vaga garantida na final do circuito, que acontecerá no fim do ano.

As atletas também conquistaram seis medalhas na disputa. Na categoria kata sênior, Claudina foi a campeã. Helen também foi campeã na categoria kata cadete e bronze no kumite cadete -61kg. Já Amanda foi vice-campeã nas kata sênior e kata sub-21. Ana Carolina trouxe a medalha de bronze no kumite sênior +68kg.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: