Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar
Já é assinante? Acesse para fazer
login
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar
Já é assinante? Acesse para fazer
login
|
09/04/2020, 16:05 h
| Atualizado em
09/04/2020, 18:27
Produzida na fábrica de Betim (MG), a segunda geração da Strada é apresentada no mercado nacional com design renovado, mudanças no conjunto mecânico e mais tecnologia
| Foto:
Assessoria Fiat
Depois de 22 anos sem grandes mudanças, a Fiat Strada — que ainda assim lidera com folga as vendas de picapes pequenas no País — chega a sua segunda geração com design renovado,mudanças no conjunto mecânico e mais tecnologia.
Parte interna
| Foto:
Assessoria Fiat
Externamente, é impossível não ver uma mini Toro. Por dentro, volante, quadro de instrumentos e alavanca de câmbio foram herdados da dupla Uno e Mobi. As portas dianteiras e o para-brisa também vieram do Mobi.
A própria Fiat admite que 25% dos componentes da nova Strada vieram de outros carros da fabricante. Mas a picape traz suas modernidades inéditas.
O próprio quadro tem instrumento digital de maior resolução e a central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque é novíssima. Ela estreia na Strada, e chega no ano que vem nos companheiros de linha.
O aumento nas dimensões do modelo foi notável. São quatro centímetros a mais no comprimento (4,48 metros) e 2 centímetros extras no entre-eixos (2,73 metro). A largura, por sua vez, foi ampliada em 7 centímetros (1,73 metros).
Nova Fiat Strada
| Foto:
Assessoria Fiat
Ao todo,a nova Strada está disponível em três versões (Endurance, Freedom e Volcano), além da Working Cabine Simples 1.4, que mantém o design e o nome do modelo atual.
Sob o capô, há duas opções de motores combinadoscom a transmissão manual de cinco marchas.
As versões de entrada terão o 1.4 Fire de até 88 cv e12,5 kgfm. Nas demais, o 1.8 E.torQ foi trocado pelo 1.3 Firefly de até 109 cv e 14,2 kgfm. No ano que vem, chegará a opção de motor turbo com transmissão automática CVT.
De série, destaque para controle eletrônico de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial (que substitui o antigo sistema Locker), assistente de partida em rampa e quatro airbags (frontais e laterais).
Na versão topo de linha Volcano, chamam atenção os faróis de LED (porém as setas são de lâmpadas halógenas).
Por conta da pandemia do coronavírus, o evento de lançamento do modelo — que deveria ocorrer na última terça-feira (7) — foi cancelado e a chegada da picape às lojas só deve ocorrer no 2º semestre. Os preços ainda não oficiais deverão ficar entre R$ 65 mil e R$ 85 mil.
Confira as versões
Strada Endurance 1.4 (cabine simples e cabine dupla)
Equipamentos de série: controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, assistência hidráulica da direção, ar-condicionado, volante ajustável em altura, computador de bordo, protetor de caçamba e rodas de aço (pneus 195/65R15).
Strada Freedom 1.3 (cabine simples e cabine dupla)
Parte interna
| Foto:
Assessoria Fiat
Equipamentos de série: itens da versão Endurance mais assistência elétrica da direção, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, tela de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, monitoramento da pressão dos pneus, rádio com USB, volante multifuncional, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, para-choque dianteiro, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.
Strada Volcano 1.3 (cabine dupla)
Equipamentos de série: itens da versão Freedom mais vidros elétricos traseiros, central multimídia, segunda entrada USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante em couro, faróis em LED (fachos alto e baixo), capota marítima, rack de teto, barra de proteção na caçamba (santantônio) e pneus de uso misto (205/60R15).