Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Test drive: Sedã estiloso e esperto na pista

| 21/05/2020, 15:08 h | Atualizado em 21/05/2020, 15:27

Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Sedã estiloso e esperto na pista
Fiat Cronos tem linhas que lembram as da picape Toro, sobretudo os faróis |  Foto: Fiat Chrysler

Um sedã esperto, fácil de dirigir, ágil ao acelerar, bom de curva e cheio de estilo, por dentro e por fora.

Assim pode ser definido o Fiat Cronos, testado por Sobre Rodas no trânsito urbano da Grande Vitória e, ainda, na BR-101 e no trajeto sinuoso da BR-262 de Viana a Pedra Azul, em Domingos Martins.

A versão experimentada, disponibilizada pela FCA Fiat Chrysler por meio da Podium Veículos, foi a Precision 1.8, com câmbio automático de seis velocidades. Essa configuração ofereceu conforto e segurança para encarar tanto as interrupções do tráfego na cidade quanto as ultrapassagens na estrada.

Cheio de recursos para o motorista, entre eles o limitador de velocidade, fica fácil manter-se em desempenho estável, sem cansar a perna acelerando. Quando necessário pisar fundo, o motor 1.8 responde bem, mesmo em terreno íngreme, vencendo bem a serra capixaba.

Com sua roda de liga de 17 polegadas, o modelo mostrou-se estável nas curvas fechadas da BR-262. Um senão é a impressão de que, em linha reta, a direção puxa, muito sensivelmente, o volante para a direita, o que pode ser um problema no alinhamento do veículo cedido para teste.

Dentro do carro, o motorista tem ainda acesso a preciosas informações, graças a sensores e a um painel estupendo. A calibragem dos pneus é uma delas. A suspensão, embora macia, dá uma sensação esportiva ao dirigir, sem prejudicar o conforto.

Segundo o painel, o consumo no trecho urbano ficou em pouco mais de 8,3 km por litro. Na estrada, saltou para 12,8 km por litro, abastecido com gasolina. Abaixo do que indica o selo do Inmetro, que prevê 9,8 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Destinado às famílias, o Cronos não chega a empolgar no espaço interno, apesar do bom porta-malas. Dentro do carro, a distância entre os eixos não permite que o modelo seja mais amplo, sobretudo no banco traseiro. A versão testada custa R$ 76.990, à vista, na Podium.

Painel dá um show à parte

Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Sedã estiloso e esperto na pista
Interior do Cronos Precision: painel bem acabado e comandos no volante |  Foto: Fiat Chrysler

Sofisticado, belo e completo, o painel do Fiat Cronos Precision 1.8 talvez seja o maior trunfo do modelo. Cheio de luzes, com uma boa central multimídia e comandos no volante, o motorista tem acesso a todas as informações do veículo e pode acionar e desligar vários itens sem tirar as mãos da direção.

Os bancos de couro, com boa posição ergonômica, garantem o conforto do motorista e do carona. A visão do condutor, pelo para-brisa, é satisfatória. Nesse aspecto, destaca-se o bom retrovisor, de dimensão avantajada que permite ao motorista evitar dar fechadas e conferir tudo o que ocorre ao redor.

Da mesma forma, a câmera de ré adicionada a sensor ajudam a evitar acidentes e prejuízos. Os faróis, de parábola dupla, são satisfatórios.

Sob chuva, apesar do bom desempenho do modelo na pista molhada, descobre-se um de seus pontos fracos. Acionar e desligar o limpador de para-brisa mostra-se uma tarefa maçante. Seria melhor se não fosse preciso girar o botão e, em vez disso, apenas mover a alavanca para cima ou para baixo.

Poderia ser melhor a oferta de porta-copos. Para os bancos dianteiros, há apenas um, próximo à alavanca do câmbio automático, escondida e de difícil acesso.


FICHA TÉCNICA De zero a 100 km/h em 9 segundos


Motor

  • Cilindrada total: 1.747 cm
  • Potência máxima: 135 cavalos (gasolina)/ 139 cavalos (etanol) a 5.750 rpm
  • Torque máximo: 18,8 kgfm (gasolina)/ 19,3 kgfm a 3.750 rpm (etanol)

Transmissão

  • Automática de seis velocidades

Direção

  • Elétrica com pinhão e cremalheira

Capacidade de carga

  • Eixo anterior: 897 kg
  • Eixo posterior: 806 kg
  • Carga máxima rebocável: 400 kg (reboque sem freio)

Dimensões

  • Comprimento: 4.364 mm
  • Largura: 1.726 mm
  • Altura do veículo: 1.516 mm
  • Distância entre-eixos: 2.521 mm
  • Volume do porta-malas: 525 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros

Desempenho

  • Velocidade máxima: 196 km/h (gasolina)/ 198 km/h (etanol)
  • Aceleração: de zero a 100 km/h: 9,6 s (gasolina)/ 9,2 s (etanol)
  • Consumo: 9,8 km por litro na cidade e 13,2 km/l na estrada (gasolina).

Fonte: Fiat Chrysler e Inmetro.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: