Test drive: Sedã estiloso e esperto na pista
Um sedã esperto, fácil de dirigir, ágil ao acelerar, bom de curva e cheio de estilo, por dentro e por fora.
Assim pode ser definido o Fiat Cronos, testado por Sobre Rodas no trânsito urbano da Grande Vitória e, ainda, na BR-101 e no trajeto sinuoso da BR-262 de Viana a Pedra Azul, em Domingos Martins.
A versão experimentada, disponibilizada pela FCA Fiat Chrysler por meio da Podium Veículos, foi a Precision 1.8, com câmbio automático de seis velocidades. Essa configuração ofereceu conforto e segurança para encarar tanto as interrupções do tráfego na cidade quanto as ultrapassagens na estrada.
Cheio de recursos para o motorista, entre eles o limitador de velocidade, fica fácil manter-se em desempenho estável, sem cansar a perna acelerando. Quando necessário pisar fundo, o motor 1.8 responde bem, mesmo em terreno íngreme, vencendo bem a serra capixaba.
Com sua roda de liga de 17 polegadas, o modelo mostrou-se estável nas curvas fechadas da BR-262. Um senão é a impressão de que, em linha reta, a direção puxa, muito sensivelmente, o volante para a direita, o que pode ser um problema no alinhamento do veículo cedido para teste.
Dentro do carro, o motorista tem ainda acesso a preciosas informações, graças a sensores e a um painel estupendo. A calibragem dos pneus é uma delas. A suspensão, embora macia, dá uma sensação esportiva ao dirigir, sem prejudicar o conforto.
Segundo o painel, o consumo no trecho urbano ficou em pouco mais de 8,3 km por litro. Na estrada, saltou para 12,8 km por litro, abastecido com gasolina. Abaixo do que indica o selo do Inmetro, que prevê 9,8 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
Destinado às famílias, o Cronos não chega a empolgar no espaço interno, apesar do bom porta-malas. Dentro do carro, a distância entre os eixos não permite que o modelo seja mais amplo, sobretudo no banco traseiro. A versão testada custa R$ 76.990, à vista, na Podium.
Painel dá um show à parte

Sofisticado, belo e completo, o painel do Fiat Cronos Precision 1.8 talvez seja o maior trunfo do modelo. Cheio de luzes, com uma boa central multimídia e comandos no volante, o motorista tem acesso a todas as informações do veículo e pode acionar e desligar vários itens sem tirar as mãos da direção.
Os bancos de couro, com boa posição ergonômica, garantem o conforto do motorista e do carona. A visão do condutor, pelo para-brisa, é satisfatória. Nesse aspecto, destaca-se o bom retrovisor, de dimensão avantajada que permite ao motorista evitar dar fechadas e conferir tudo o que ocorre ao redor.
Da mesma forma, a câmera de ré adicionada a sensor ajudam a evitar acidentes e prejuízos. Os faróis, de parábola dupla, são satisfatórios.
Sob chuva, apesar do bom desempenho do modelo na pista molhada, descobre-se um de seus pontos fracos. Acionar e desligar o limpador de para-brisa mostra-se uma tarefa maçante. Seria melhor se não fosse preciso girar o botão e, em vez disso, apenas mover a alavanca para cima ou para baixo.
Poderia ser melhor a oferta de porta-copos. Para os bancos dianteiros, há apenas um, próximo à alavanca do câmbio automático, escondida e de difícil acesso.
FICHA TÉCNICA De zero a 100 km/h em 9 segundos
Motor
- Cilindrada total: 1.747 cm
- Potência máxima: 135 cavalos (gasolina)/ 139 cavalos (etanol) a 5.750 rpm
- Torque máximo: 18,8 kgfm (gasolina)/ 19,3 kgfm a 3.750 rpm (etanol)
Transmissão
- Automática de seis velocidades
Direção
- Elétrica com pinhão e cremalheira
Capacidade de carga
- Eixo anterior: 897 kg
- Eixo posterior: 806 kg
- Carga máxima rebocável: 400 kg (reboque sem freio)
Dimensões
- Comprimento: 4.364 mm
- Largura: 1.726 mm
- Altura do veículo: 1.516 mm
- Distância entre-eixos: 2.521 mm
- Volume do porta-malas: 525 litros
- Tanque de combustível: 48 litros
Desempenho
- Velocidade máxima: 196 km/h (gasolina)/ 198 km/h (etanol)
- Aceleração: de zero a 100 km/h: 9,6 s (gasolina)/ 9,2 s (etanol)
- Consumo: 9,8 km por litro na cidade e 13,2 km/l na estrada (gasolina).
Fonte: Fiat Chrysler e Inmetro.