Prós e contras da S10 mais esportiva
Testada por Sobre Rodas, S10 Z71 agrada pelo visual e pelo desempenho, mas fica devendo equipamentos para um carro na faixa de R$ 290 mil
De olho no consumidor que curte um visual pra lá de aventureiro, a General Motors lançou no Brasil em outubro do ano passado a S10 Z71. Inspirada nas picapes americanas, a picape média da Chevrolet tem como principal atrativo o visual externo já que mecânica e interior não sofreram modificações. Ela fica posicionada entre as versões LT e LTZ do modelo e está à venda por aqui por R$ 294.570.
Testado por Sobre Rodas, o modelo – que chegou para disputar vendas com Ford Ranger Storm e Nissan Frontier Attack – agrada pelo visual e pelo desempenho, mas fica devendo equipamentos para um carro nessa faixa de preço.
Veja o vídeo com o test drive da S10 Z71
O principal atrativo do veículo é o design exclusivo. Mais rústico, ele troca os cromados das versões topo de linha por um acabamento mais escurecido. Chamam atenção a grade, faróis e lanternas de máscara negra, e os para-choques, molduras dos para-lamas e emblemas pintados de preto.
Os estribos, que auxiliam bastante na hora de entrar na picape, e o santantônio são de aço tubular, também na cor preta. Na comparação com a LTZ, o desenho é cheio de personalidade.
Sob o capô, não há novidades. A S10 Z71 traz motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros em linha que rende potência de 200 cv e torque de 51 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas e há tração 4x4 com reduzida que é ajustada por um seletor eletrônico no console central. Uma pena é a versão não dispor de bloqueio de diferencial.
Mesmo assim, o conjunto oferece um bom desempenho tanto na cidade quanto em terrenos acidentados e a transmissão se destaca por trocas suaves e sempre no tempo certo. Com o conjunto, o carro – que conta ainda com pneus de uso misto – acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h. Quanto ao consumo, faz médias de 8,7 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
Por dentro, a picape é espaçosa e confortável, mas traz um pacote de itens de série modesto para a faixa de preço. Ele inclui bancos de couro, vidros, travas e retrovisores elétricos, comandos de som no volante, seis airbags, assistente de descida, indicador de pressão do pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.
Porém, deixa a desejar por não oferecer itens disponíveis muitas vezes em veículos com preço até mais em conta. É o caso de regulagem de profundidade do volante, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital e acesso por chave presencial e partida por botão. Sistemas de auxílio à condução também não estão disponíveis.
A central multímidia tem tela pequena para o tamanho da picape. São apenas 7 polegadas contra 8 das versões mais completas. E embora a Z71 tenha espelhamento do smartphone, ela não oferece wifi nativo como a central mais sofisticada da Chevrolet.
Por outro lado, entre os atributos do modelo, vale destacar a boa dirigibilidade, a posição elevada de dirigir, a direção elétrica leve e precisa e o bom espaço interno, suficiente para transportar cinco pessoas com conforto.