Tenho libido, mas lubrifico pouco durante o sexo. Por quê?
Já vou logo adiantar dizendo que existem diferentes causas, mas também vários tratamentos para todas elas
Já aconteceu com você? O clima rolando, mas no momento da penetração ou no meio do caminho começa o desconforto da falta de lubrificação? Essa sensação de ressecamento, irritação e a dor atrapalham (e muito!) algumas mulheres durante as relações sexuais. Elas podem sentir desconforto com a falta de lubrificação.
Mas vamos aos motivos para não ficar “molhada”, mesmo estando excitada. Já vou logo adiantar e sossegar seu coração dizendo que existem diferentes causas, mas também vários tratamentos para todas elas!
Quando a mulher é mais jovem, e mesmo estando longe da menopausa e apesar de ser mais difícil a lubrificação cair por falha hormonal, há três causas principais que podem estar interferindo na lubrificação.
A primeira delas tem a ver com hormônio, que é o uso do anticoncepcional.
A segunda é uma causa que vejo com frequência e está relacionada a questões emocionais. No meio do caminho vem uma ansiedade, uma pressa de acabar logo, uma atenção em outras coisas, a cabeça vai longe. A pessoa começa a pensar na morte da bezerra, na lista de compras, no que está faltando na geladeira, e simplesmente para de lubrificar.
A terceira causa está ligada à presença de corrimento, candidíase, fissuras, e desconforto devido a alguma infecção vulvovaginal.
Para as mulheres na perimenopausa, a causa hormonal costuma ser o principal fator, e ela geralmente se exacerba quando há questões emocionais como as citadas acima.
O ressecamento hormonal vem acompanhado de perda da elasticidade e fissuras na hora da relação, que podem cursar com quadro de dor.
A dor provoca evitação e consequentemente perda do interesse sexual, e se não tratada pode causar traumas físicos, emocionais e no relacionamento.
Outro fator que você precisa saber é que em uma relação sexual existe a fase da atração, da excitação, da relação sexual e do orgasmo.
Quando todo o caminho não é percorrido, a lubrificação pode ser impactada.
Às vezes você está cheia de tesão, está com o organismo funcionando bem, mas foi pouco estimulada, e aí uma boa preliminar pode ser uma ótima estratégia para amenizar e ou sanar o desconforto.
E o que fazer Doutora Lorena? O que você indica para me ajudar?
Antes de dizer qual o melhor tratamentos para resolver este problema, é importante o diagnóstico correto com a ginecologista!
Hoje existem tratamentos hormonais, tratamentos locais com lasers e com medicações, e todos com excelentes resultados, porém, como disse acima, cada caso é um caso!
Particularmente eu gosto de trabalhar atacando todas as causas. Utilizo o laser vaginal para estimular, trato a estética e reponho as vitaminas e minerais.
Converso bastante sobre as questões emocionais e crio um protocolo individualizado para minha paciente.
Mas antes de tudo há algumas coisas simples que você já pode fazer: tente ingerir bastante água, investir na troca de carinhos entre o casal antes da penetração, com bastante preliminares e sexo oral.
Se ainda assim o problema continuar, aí sim, você pode procurar um especialista. Assim você poderá ter uma vida sexual pra lá de prazerosa, ok?
Se você gostou desse tema, me acompanhe nas redes @dra.lorenabaldotto que todos os dias eu trago assuntos e dicas como essa. Será um prazer ter você por lá.