Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Sexo anal: fazer ou não?

| 21/02/2021, 10:14 h | Atualizado em 21/02/2021, 10:19

Imagem ilustrativa da imagem Sexo anal: fazer ou não?
Lorena Baldotto |  Foto: Divulgação

A prática do sexo anal é tão antiga quanto a sexualidade humana. Mas ainda assim é um tabu para muitos! Tem quem goste, tem quem odeie, tem quem faz para agradar, e aí? Devemos ou não fazer? O que eu vou falar com vocês aqui hoje é que, se você quer dar uma chance e tentar essa modalidade, é importante ter em mente algumas coisitas, entre elas, tempo!

Geralmente, e para a maioria, o sexo anal não funciona bem com rapidinha, anota aí, essa é a primeira regra!

Se você não investir o seu tempo para fazer direito pode sangrar, machucar e doer e aí as possibilidades de ser prazeroso vão por água abaixo.

Então, para dar certo, é importante investir nas preliminares, pois essa é uma área sensível, não tão elástica e sem muita lubrificação, e para funcionar é importante estar relaxado e envolvido.

O uso de lubrificante é muito importante. Produtos mais deslizantes, siliconados e próprios são a melhor aposta, pois não vão secar tão rapidamente quanto aqueles à base de água.

Use óleos de massagem em todo o corpo, faça todas as coisas que gosta, e, somente quando tiver certeza de que está realmente pronta, você deve tentar iniciar o ato.

E outra coisa, antes disso, é fundamental o uso de preservativo, independentemente de ser uma relação estável ou não.

O ânus é uma parte do corpo potencialmente contaminada por micro-organismos que podem levar a infecções. Além disso, caso você tenha uma relação anal sem proteção você não deve ter relação vaginal, em hipótese alguma, pois você pode levar bactérias da região anal para a vagina e uretra causando infecções genitais, corrimentos repetitivos, infeções de urina e muitos outros problemas.

Não marque bobeira, heim!

E, obviamente, não é recomendado fazer com muita frequência. É importante que você siga as dicas e que faça se sentir vontade, se gostar e se tiver segura para isso.

Caso não seja a sua praia, nada de se negligenciar, ok? Nada imposto ou por obrigação vai ser prazeroso. Ninguém merece fazer sexo sem prazer!

Nos meus treinamentos e cursos sempre dou dicas importantes para apimentar a sua vida sexual. Se precisa de ajuda em algo mais acesse www.lorenabaldotto.com.br. Te vejo lá!

LORENA BALDOTTO é ginecologista e sexóloga

SUGERIMOS PARA VOCÊ: