Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Quando falar de sexo com filhos?

| 14/08/2022, 13:11 13:11 h | Atualizado em 14/08/2022, 13:12

Pessoal, esse domingo é Dia dos Pais e por este motivo eu trouxe um tema que tem a ver com a data, porque é na infância que a nossa educação sexual deve começar, e isso deve acontecer dentro das nossas casas. Pois caso contrário, seus filhos vão aprender da forma errada na rua, quer você queira ou não.

Pais e mães exercem papéis fundamentais para que, quando o filho inicia a vida sexual, ela seja saudável, segura.  Caso contrário, o adolescente, jovem ou adulto pode ser aquela pessoa cheia de medos, tabus e que tem dificuldade até de se relacionar.

Uma coisa é fato: não há como fugir do tema! Sem dúvidas você passou por isso, seus pais, tios, avós, e todos nós já nos perguntamos em algum momento de nossas vidas: o que é sexo? Como o bebê parou ali na barriga da mamãe? Como nasce o bebê? E tantas outras questões que vão nos acompanhando até a vida adulta. 

Falar sobre sexo com os filhos ainda é tabu para muita gente, e é considerada uma situação muito delicada. Isso está mudando, mas ainda assim a maior parte da população se constrange diante do assunto. Portanto, já vou logo te dando uma dica valiosa: responda sempre respeitando até onde vai a curiosidade da criança ou do adolescente. Nem mais, nem menos, respeitar o nível de maturidade de cada fase é importante.  

E gente, quando for falar de sexo, ou até mesmo falar sobre sexualidade, é importante tratar do tema com leveza, em um ambiente e situação descontraídos, porque isso ajuda a tirar o peso do tema e ele passa a ser tratado como realmente deve ser, leve. 

Os filhos devem confiar nos pais, por isso não é legal mentir, omitir ou negligenciar o tema. Se eles te procuraram para falar sobre sexo é porque confiam em você. Então vamos para a segunda dica: pergunte o que eles entendem sobre o assunto, o que eles pensam, ou como eles acham que as coisas acontecem. Escute-os, e após isso responda de acordo com a curiosidade deles, corrigindo os fatos que estiverem contraditórios. 

Assim, você consegue entender qual o nível de maturidade e entendimento eles têm e consegue entender melhor a dúvida para dar uma resposta mais assertiva.

Em terceiro lugar, aproveite o momento para trazer valores importantes, como respeito ao outro, permissão e não permissão, identificar toques estranhos, isso vai ajudar até na prevenção de abuso, pois a criança ou adolescente vai entender mais, vai saber se impor e vai sentir liberdade para te contar.

Gostaram das dicas? Posso te passar muitas outras, e inclusive na terapia sexual, posso te ajudar a conduzir esse tema com seus pequenos. Terei o maior prazer em ter você comigo no meu insta @dra.lorenabaldotto.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: