Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Posso usar anticoncepcional genérico ou é arriscado?

Lorena Baldotto | 07/08/2022, 11:46 11:46 h | Atualizado em 07/08/2022, 16:05

E aí, você também tem algum receio relacionado a esse tema? Embora sejam comprovadamente seguros, muitas pessoas ainda têm dúvida em relação à eficácia dos remédios genéricos. 

E eu escuto isso com frequência no meu consultório.  E a diferença de valor entre os medicamentos de marca e os genéricos são altamente consideráveis, gente, então é muito importante desmistificarmos esse tema.

A pílula “de marca” pode custar até três vezes o valor da versão genérica, que é toda feita com os mesmos princípios. Mas, será que a economia vale a pena? 

Será que estarei protegida do mesmo jeito? Esses anticoncepcionais são realmente seguros e eficazes?

Para te esclarecer sobre esse tema, antes vou te ajudar a entender como é que surge um medicamento, o remédio mesmo. 

Depois de pesquisas, uma empresa farmacêutica cria uma fórmula capaz de tratar determinado problema e a ela dá um nome a esse medicamento. Por esse motivo, ele fica conhecido no mercado como “remédio de marca”.

Entendido como surgem os remédios, vamos falar agora do Ministério da Saúde. 

Para evitar que a empresa que criou o medicamento coloque o preço que quiser na medicação, fazendo com que muitas pessoas não tenham condições de ter acesso a ele, o Ministério da Saúde impede a patente das fórmulas e por este motivo outros laboratórios passam a produzir outros remédios feitos com os mesmos princípios ativos.

 Entendeu? Depois disso, para que o medicamento seja considerado realmente um medicamento genérico, ou seja, com a mesma fórmula do medicamento feito pela empresa “de marca”, são feitos os testes de bioequivalência. 

E, pessoal, esses testes são realizados por entidades reguladoras de saúde. Eles analisam as características da fórmula, a absorção e os efeitos da substância, e só depois disso tudo comprovado é que eles autorizam a comercialização com o selinho amarelo.

Então agora que você entendeu tudo podemos responder a questão. 

A resposta é sim, você pode usar o anticoncepcional genérico sem problema algum, porém, por segurança, nós sempre indicamos que quando for fazer a troca do anticoncepcional, por mais que seja um igual genérico, se proteja durante os primeiros 7 dias. 

Procure usar sempre o mesmo genérico, produzido pela mesma empresa, mas isso é apenas precaução mesmo. 

Um alerta que eu preciso falar com vocês é que a pílula, independente da fórmula, não previne DST, então, é preciso usar preservativo. 

E quanto à medicação, na dúvida se o medicamento é o de marca ou o genérico, verifique se a farmácia é de confiança e  cuidado para não confundir genérico com similar, as fórmulas precisam ser iguais, ok?

Ainda tem dúvidas? Me chama lá no Insta @dra.lorenabaldotto que eu te ajudo!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: