Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Pode usar saliva na hora H?

Coluna foi publicada no domingo (26)

Lorena Baldotto | 27/11/2023, 11:34 h | Atualizado em 27/11/2023, 11:35

Imagem ilustrativa da imagem Pode usar saliva na hora H?
Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga |  Foto: Arquivo/AT

Esse assunto é polêmico, pois se trata de uma prática cultural, tem gente que acha fetiche, é comum nos filmes adultos e, por isso, muita gente pratica e fica chocado quando a gente fala que é prejudicial, mas será que é isso tudo mesmo? Quais as consequências?

Vou te explicar um pouco mais sobre isso e te contar alguns fatos que talvez você não tinha se atentado. Acontece quase que instintivamente o fato de usar um líquido do próprio corpo para melhorar a lubrificação. A cultura pornô utiliza essa prática há anos e isso virou normal.

Primeiramente, vamos explicar porque a lubrificação reduz. É importante, e mais gostoso, investir em preliminares. Elas que fazem com que a mulher se excite e então acontece a lubrificação natural.

Mas, se a mulher está sofrendo de algum problema de ressecamento e durante o processo ela não está “ficando molhada o suficiente”, isso pode ser devido à perda da excitação, baixa produção hormonal ou questões locais da pessoa.

Existem alguns tratamentos que podem ajudar a melhorar e até a voltar a lubrificação normal.

Lá na clínica, trabalhamos usando laser de co2, terapia hormonal com uso da reposição e até a excitação, pois, como sexóloga, eu ensino algumas técnicas para vocês manterem a excitação.

No ato sexual, a causa de secura em geral é a perda do foco. No meio do ato, sua cabeça vai longe e você começa a pensar na lista de compra, em tudo... e acaba perdendo a lubrificação, a libido. O sexo fica mecânico e não tão prazeroso assim.

Por traz disso, existem muitas questões ligadas às crenças que essa mulher desenvolveu sobre a sexualidade. Por isso, é importante o tratamento ser abordando todos esses aspectos.

Outra solução pode ser a reposição hormonal, caso você esteja com alguma deficiência. A queda do estrogênio traz importantes alterações na vagina e vulva da mulher, principalmente pela diminuição da lubrificação, mudança da pele, atrofia do tecido e diminuição da elasticidade vaginal. Isso acontece muito em mulheres que estão na menopausa ou próximas dela.

Na consulta e com os exames em mãos, vamos identificar o que está provocando esse desconforto.

Mas o que fazer na hora? Caso o seu problema não tenha causas físicas e hormonais, você também pode usar um lubrificante íntimo. Hoje encontramos vários excelentes e à base de água, que não prejudicam a flora vaginal e não causam alergia.

Mas o importante é tratar a causa, ficar presente no momento, trabalhar a excitação, encontrar a causa, buscar o prazer, se soltar mais no sexo para você fazer porque você quer, não só para cumprir tabela. Por favor!

E por que a saliva não deve ser usada? Primeiro, porque ela tem baixo poder lubrificante e seca rápido e nem é tão bom assim.

Além disso, com o atrito durante a penetração, lesões na vagina e no pênis podem surgir durante o sexo e isso pode fazer com que bactérias da boca se instalem nos órgãos íntimos, podendo gerar algumas infecções.

Você está mais sujeita à infecção urinária quando tem menos lubrificação e mais saliva nesses locais também. Estamos combinados que a saliva não dá?

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: