Medo de pôr DIU e se arrepender
Coluna foi publicada no domingo (19)
Hoje vamos desmistificar o DIU se você está em dúvida desse método fica aqui que já vou te contar as vantagens de as desvantagens desse método e te falar o motivo dele ser o queridinho das minhas pacientes.
Primeiramente, dói colocar? Essa tal dor que muita gente fala que sente para colocar o DIU é o primeiro motivo do medo. A boa notícia é que eu só coloco com anestesia e geralmente temos uma inserção supertranquila.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de 170 milhões de usuárias desse método anticoncepcional reversível, ultrapassando a famosa pílula, que é opção para aproximadamente 110 milhões mulheres.
Além disso, trata-se de um método seguro, com 99% de eficácia, e prático, já que a pessoa não precisa lembrar diariamente de tomar a pílula. Ele pode ser utilizado por de 5 a 10 anos, no caso do DIU de cobre, por exemplo.
Como a pílula tende a baixar muito os níveis hormonais, reduzir a libido, causar ressecamento vaginal, com o DIU conseguimos minimizar muito esses efeitos colaterais.
E após? Dói? Sangra mais? Como é um corpo estranho, é comum sentir cólicas e desconforto no início. Porém, com tratamento adequado, muitas pacientes até esquecem que usam alguma coisa. Aquelas que já possuem um fluxo aumentado e têm receio das cólicas, eu costumo ter predileção pelo DIU hormonal, pois ele costuma reduzir e, em alguns casos, até bloquear o sangramento.
A inserção dura poucos minutos, pode ser realizada em consultório, sem necessidade de internação. Como acredito muito no atendimento humanizado e sempre utilizo anestésico na colocação do DIU, isso traz conforto e aborta a possibilidade de dor.
Então, meninas, o máximo que você vai sentir será uma leve colicazinha que dura pouco tempo, até a inserção do DIU. É um método que gosto muito, de altíssima eficácia, porém é importante lembrar que ainda não há nenhum método contraceptivo 100% seguro. Então, existe sim a possibilidade de a mulher engravidar.
Esse método só é contraindicado para mulheres que possuem malformações uterinas ou o útero pequeno demais.
O DIU é eficiente apenas para evitar uma gravidez indesejada, mas não protege contra DST´s e IST´s. Então, é muito importante se prevenir e usar camisinha nas relações sexuais, certo?