Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Laser para corrigir incontinência urinária

Coluna publicada neste domingo em A Tribuna

Lorena Baldotto | 04/09/2022, 13:24 13:24 h | Atualizado em 04/09/2022, 13:24

Imagem ilustrativa da imagem Laser para corrigir incontinência urinária
|  Foto: Divulgação

Dessa vez, eu trouxe um tema que traz incômodo e desconforto, e que hoje em dia já existe solução prática. Estou falando da incontinência urinária, distúrbio que é mais frequente no sexo feminino.

A incontinência urinária atinge mais as mulheres perto dos 50 ou 60 anos, mas também acontece em mulheres mais jovens. 

Segundo pesquisas, cerca de 17% das mulheres vão sofrer desse problema em algum momento da vida, mas o que eu posso dizer é que existe tratamento preventivo, e pompoar é um deles. Pompoando,  a mulher trabalha a musculatura do assoalho pélvico, atuando de maneira a prevenir o surgimento do problema. Eu ensino isso no meu curso. 

Existe também o laser, tecnologia super moderna que trata e previne a incontinência urinária. Já ouviu falar dele? Vou te contar um pouquinho como é que acontece.

A aplicação de laser é feita no canal vaginal, e o melhor, é feita no consultório mesmo, sem desconforto, nem cortes e sem sangramentos. A recuperação é rápida, inclusive para voltar a namorar, entende? (risos). 

Os resultados do laser são muito animadores, com cerca de 86% de aprovação das pacientes, de acordo com o último Congresso Mundial de Uroginecologia, em Dublin. E eu vejo isso no meu dia a dia. As pacientes amam os resultados, são visíveis já na primeira sessão. 

E olha, não queima e nem provoca sensação de queimação, viu? É colocado dentro da vagina por uma ponteira especial, e a partir disso é emitida uma luz que estimula a parede, melhorando a hidratação e também a formação do colágeno. É aí que os resultados vão começar a aparecer. Sabe por que? Porque as estruturas do assoalho pélvico vão sendo fortalecidas e rejuvenescidas. 

Em alguns casos é necessário utilizar anestesia, daquelas em forma de creme, e geralmente coloco para começar a agir uns trinta minutos antes do procedimento. 

Espero que tenham gostado do tema e que comecem desde já prevenção. E lembre-se: o nosso diálogo é aberto, e eu vou te ajudar a ter saúde íntima e sexual.

LORENA BALDOTTO é ginecologista e sexóloga

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: