Homem não precisa fazer preventivo, será?
Coluna foi publicada no domingo (13)
Hoje é Dia dos Pais e resolvi trazer um assunto polêmico e pouco discutido sobre a saúde do homem. Homem não precisa fazer preventivo todos os anos, e você não vê com frequência campanhas para prevenção da saúde do homem, como acontece com a mulher. Será que realmente não precisa?
Você, homem que me acompanha, qual a nota que você dá para sua saúde hoje?
Tem feito exames? Tem dormido bem? Seu intestino funciona legal? Você se cuida? Tem feito atividades físicas? Como anda sua disposição?
Se a nota foi baixa e se a resposta para as perguntas não foi muito legal, é sinal de que você precisa de ajuda. Digo isso pois, com frequência, ouço no consultório: “Doutora, atende o meu marido, pois ele está precisando dessa avaliação mais completa, ele não se cuida, não sei o que fazer!”.
A verdade é que muitos homens só procuram ajuda quando a coisa está brava e sabemos que o melhor tratamento é a prevenção.
Infelizmente, as campanhas para saúde do homem são muito voltadas para avaliação da próstata e acabam tendo um efeito pejorativo que pode até atrapalhar na procura por ajuda.
Então, estamos aqui para mudar esse paradigma. Os homens sofrem mais com infartos, hipertensão, diabetes e AVC que as mulheres, pois eles geralmente não falam do estresse que carregam.
E o tal do exame de próstata que acontece por volta dos 40 anos é quem ganha destaque?
É justo com sua saúde, meu amigo? Homem pode e deve sim se preocupar com a saúde física e mental. Avaliações cardiovasculares, metabólicas, nutricionais e emocionais precisam fazer parte da rotina de cuidados.
Mas, doutora, meu marido não me ouve, não conversa comigo, não me fala o que está acontecendo. Eu sei, minha senhora, ele e a torcida do Flamengo.
Então, encaminha ele para o especialista, pois a senhora não é a psicóloga nem a médica dele. Faça a sua parte.
Sintomas cardiovasculares geralmente vêm acompanhados de estresse, fadiga e problemas de ereção, questões do relacionamento também podem ser abordados, e falar sobre isso pode ajudar. Vocês precisam ficar atentos e tratar antes, a prevenção salva vidas.
Você que é homem, não seja negligente com sua saúde, vocês precisam estar bem para poder exercer bem a função que vocês escolheram, não é, pessoal?!
Espero que tenham gostado do tema, e até a nossa próxima coluna!