Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Fluxo menstrual grande pode causar anemia?

Coluna foi publicada no domingo (10)

Lorena Baldotto | 11/09/2023, 11:03 11:03 h | Atualizado em 11/09/2023, 11:05

Imagem ilustrativa da imagem Fluxo menstrual grande pode causar anemia?
Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga |  Foto: Arquivo/AT

Na última semana, eu recebi uma paciente tão jovem e que estava se queixando de fraqueza, indisposição, tontura e cefaleia. Ela relatava fluxo menstrual intenso e cólicas desde as primeiras menstruações. Pedi exames que confirmaram que ela estava com os níveis de ferro baixos, baixa reserva, e vitaminas do complexo B abaixo dos níveis indicados.

Devido à idade, ela tinha 26 anos e usava anticoncepcional, e por ela não ter passado por cirurgia recentemente e por outros fatores investigados, chegamos à conclusão de que o ferro baixo estava associado ao fluxo menstrual grande, uma provável má absorção de vitaminas e alimentação totalmente errada.

E por que eu estou te contando isso? A menstruação nos faz perder mais sangue que os homens ao longo da vida.

Perde-se, em média, 30 a 50ml de sangue ao mês. Um fluxo maior que isso pode desequilibrar as reservas de ferro corporal com consequente anemia.
As causas podem também estar associadas a maus hábitos de vida, como dieta rica em conservantes e pobre em nutrientes.

A deficiência de ferro é a maior causa de anemia em todo mundo. Existem mil maneiras de prevenir esse problema ocasionado pelo fluxo elevado.

O primeiro é controlar o fluxo, e isso pode ser feito com suplementação, controle do peso, alimentação adequada e alguns tipos de anticoncepcionais, se o objetivo for contracepção.

E aí cada caso é uma caso e eu identifico o melhor para cada mulher. Outra maneira é que a reposição desse ferro deve ser feita o quanto antes, pois a sua deficiência pode causar dificuldade de aprendizado, problemas na tireoide. Sintomas como fadiga, vontade de comer terra ou chupar gelo também estão associados à falta desse elemento.

A reposição de ferro pode ser realizada de forma oral ou venosa, sendo essa última uma das técnicas para um resultado mais rápido, onde a aplicação desse nutriente é feita diretamente na veia. Em clínica, farmácia ou hospital, e a pessoa vai pra casa logo em seguida.

Quando os níveis estão muito críticos é importe suspeitar de perda sanguínea aguda e pode ser necessário repor sangue na veia.

Nesse caso, geralmente é necessário internação hospitalar. Além do ferro, diversas vitaminas e minerais podem ser associados e assim sanar, de maneira personalizada, todas as deficiências nutricionais do seu organismo, fazendo-o funcionar de maneira mais plena. Sabia?

Este caso que eu trouxe é de uma menina jovem, que já sofria com deficiência de ferro, mas os mais velhos, por exemplo, têm mais dificuldade em absorver as vitaminas e sais mineiras e a soroterapia pode ser uma grande aliada.

As reposições são personalizadas e indicadas quando há necessidade de rápida reposição ou identificada dificuldade de absorver mesmo com a reposição oral. Cada caso é um caso, cada organismo é único e possui suas necessidades de maneira única também.

Observe queixas como fadiga, falta de apetite, privação de sono, falta de libido, baixa energia para atividades, dificuldade de emagrecer, pois podem estar associados à carência nutricional.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: