Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Flacidez na vagina tem tratamento?

Lorena Baldotto | 13/11/2022, 08:25 h | Atualizado em 13/11/2022, 08:27

Mulherada do meu Brasil, já sabemos que a pele envelhece com o passar dos anos, certo? E a da vagina não é diferente, envelhece também. Mas a boa notícia é já existem alguns tratamentos que podem ser feitos tanto para prevenção quanto para tratar a flacidez no canal vaginal e lábios. 

Vamos falar um pouquinho dos 3 principais e quando essa flacidez começa a aparecer quais são os tratamentos mais modernos para evitar esse desconforto, ok? 

Quando a idade chega, ocorre uma queda hormonal considerável, principalmente quando a mulher alcança  a menopausa, e junto com essa baixa hormonal, os tecidos perdem suas fibras, que são compostas por colágeno, e aí começam os incômodos relacionados à perda urinária involuntária, falta de prazer sexual, baixa autoestima e a flacidez, sendo este o nosso tema de hoje. 

Mas é bom frisar que além da idade, outros fatores também contribuem para o surgimento da flacidez vaginal, como a falta de exercício nos músculos do assoalho pélvico, sempre indico o pompoarismo. Porém, o tabagismo; os partos (não só o parto normal, como a cesariana também causa a flacidez vaginal) e o aumento de peso são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da flacidez. 

Agora vamos falar um pouco sobre os tratamentos que ajudam a evitar e também a tratar o problema, para aquelas que se encontram com a flacidez e já estão sofrendo os seus desconfortos. 

Eu uso muito nas minhas pacientes e indico o laser no canal vaginal, que além de auxiliar na reposição o colágeno da região, deixa o  canal ainda mais apertado reduzindo a sensação de alargamento.

A radiofrequência também é uma ótima opção, ela funciona a partir das ondas eletromagnéticas e provoca a produção de colágeno. Ambos os tratamentos são minimamente invasivos, rápidos e praticamente indolores. 

Outro procedimento muito procurado para o rejuvenescimento íntimo é o ácido hialurônico. Em associação ou não com outras tecnologias, esse tratamento visa agir na sustentação dos grandes lábios, deixando eles mais estruturados, tratando a flacidez e o rejuvenescimento da pele. Ele preenche e “devolve” aquela gordurinha perdida com o passar dos anos, ou quando acontece um emagrecimento muito brusco. 

É bom frisar que todos esses tratamentos podem e devem ser associados com outros tratamentos orais, hormonais, e mecânicos, visando melhor performance do método. Eu, por exemplo, sempre que a mulher tem indicação, faço uma reposição hormonal e de vitaminas para ter melhores resultados e de quebra ficar com a saúde em dia.

Gostou desse tema? Lá no meu insta e no YouTube eu falo sobre esse e muitos outros assuntos relacionados à sexualidade, ginecologia e à estética íntima. Tá curiosa? Vai ser um prazer te ver por lá?

LORENA BALDOTTO é ginecologista e sexóloga

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: