Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Faço xixi toda hora, o que pode ser isso?

Coluna publicada na edição deste domingo (16), do jornal A Tribuna

Lorena Baldotto, do jornal A Tribuna | 18/04/2023, 14:35 14:35 h | Atualizado em 18/04/2023, 14:35

Imagem ilustrativa da imagem Faço xixi toda hora, o que pode ser isso?
Lorena Baldotto é ginecologista, sexóloga e colunista de A Tribuna |  Foto: A Tribuna

Hummmm, está aí um sintoma clássico de incontinência urinária. Toda hora um pouquinho de xixi e a calcinha fica molhada por conta de escapes. Jato urinário fraco; necessidade de se esforçar ao urinar e uma sensação de que a bexiga não está vazia. Esses foram alguns dos sintomas que a Thayná, nome fictício para não expor minhas pacientes, relatou durante a consulta.

Após esses relatos, logo pedi alguns exames e lá estava o diagnóstico: incontinência urinária. Ela também sentia necessidade urgente de urinar muitas vezes durante a noite. 

Leia mais sobre Sexo & Saúde aqui

O problema é mesmo chatinho, e o tratamento pode levar um tempo maior. Uma das coisas que uso muito e com ótimos resultados é o uso do CO2.

Já falei com vocês sobre ele, não é mesmo? Antes, vou te contar que existem diversos tratamentos para o problema e que, muitas vezes, precisamos fazer exames para avaliar o quadro e descartar infecções. 

Os tratamentos vão desde cirurgias locais – que geralmente não recomendo, visto é que a opção mais invasiva – ao laser, que está aí para provar que é possível se livrar do problema, sem nada considerado invasivo. Então, por que não aderir, não é mesmo?

Não precisa de  internações, anestesia, cortes e nenhum tipo de desconforto. O procedimento a laser é feito com uma ponteira especial, que é colocada dentro da vagina, onde vai emitir a luz para estimular a parede. 

Como consequência, acontece uma melhor hidratação e também a formação de colágeno na vagina. Só benefícios, não é? Acaba que você vai tratar um problema e ainda fica com a vagina mais jovem!

Leia mais

A vulva escureceu e não estou grávida: o que fazer?

Como fica o clitóris após a cirurgia íntima?

Além disso, é possível associar medicações orais e locais para melhor  evolução do quadro.

Ah! O procedimento pode ser repetido quantas vezes for preciso, e isso vai de acordo com a necessidade de cada paciente e, é claro, da indicação médica. 

Para fechar com chave de ouro, o procedimento também melhora a flacidez profunda,  a textura e o contorno das paredes da vagina, reduzindo desconfortos e é muito indicada na menopausa.

Top, né? Um viva para a evolução dos tratamentos!

Gostou das informações? Conhece alguém que já reclamou desse problema? Se sim, terei o maior prazer em te receber no meu Instagram @dra.lorenabaldotto. Por lá, conversamos de todos os temas, sem mimimi. A regra é promover conhecimento e saúde sexual.

Lorena Baldotto é ginecologista e sexóloga

Leia mais

Virilha, axila e linha do abdômen mais escuras na gravidez

Não consigo segurar o xixi quando dou risada

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: