Festa da Penha 2026: artesanato do Recife no terço gigante
As “bolinhas” que compõem o terço deste ano são feitas em fitas de madeira, vindas da capital pernambucana. Instalação será sábado
Redação A Tribuna
Siga o Tribuna Online no Google
Unindo a fé de dois estados brasileiros, Espírito Santo e Pernambuco, o terço gigante da Festa da Penha 2026 começa a ganhar forma com peças produzidas no Recife e que serão levadas ao Convento da Penha, em Vila Velha.
Tradição há quase três décadas na celebração, o símbolo religioso será inspirado no tema “Fazei de nós instrumentos da paz” e, neste ano, aposta na simplicidade, ao ser confeccionado na cor natural da madeira, em referência à espiritualidade de São Francisco de Assis.
Idealizador do terço, o médico Osmar Sales, 70 anos, disse que foi durante uma viagem à capital pernambucana com a esposa que viu as peças confeccionadas com “fitas” de madeira pela primeira vez, em agosto do ano passado.
“Vimos essas contas (de terço) numa loja de artesanato e já pensei em trazer para o Espírito Santo, antes mesmo de ser anunciado o tema da Festa da Penha”, contou.
O terço gigante de 2026 terá novamente 21 metros de comprimento e já começou a ser produzido com a ajuda de voluntários.
Na fase inicial, oito pessoas trabalham na preparação das peças. Já na etapa de montagem e instalação elétrica, a equipe passa a contar com seis voluntários.
Na instalação no Convento da Penha, realizada com apoio do Corpo de Bombeiros, participam quatro pessoas, responsáveis por posicionar e fixar a estrutura.
Para a cruz do terço foi escolhida a referência a São Francisco sob um Tau, elemento que, na simbologia franciscana, remete à cruz e ao sacrifício assumido por aqueles que abraçam a fé. Já a medalha do terço vai trazer a logomarca da Festa da Penha, conectando o símbolo à identidade da celebração capixaba.
O frei Gabriel Dellandrea, guardião e reitor do Convento da Penha, informou que a instalação do terço entre as palmeiras no Campinho será no próximo sábado, com uma celebração, às 9 horas.
“O terço traz a mensagem da simplicidade, que é fazer o essencial. No contexto da fé, o essencial é buscar a Deus a todo momento, e uma das maneiras é rezar o terço”.
A Festa da Penha completa 456 anos e será realizada de 5 a 13 de abril, com programação no Convento e no Parque da Prainha. A terceira maior festa mariana do País agora é patrimônio cultural nacional. “É um acalento para prepararmos a festa com muito mais amor e um reconhecimento”, disse o frei Gabriel Dellandrea.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
SUGERIMOS PARA VOCÊ: