Risco para vegetação e córrego
“Quero denunciar um crime ambiental sem precedentes, ocorrido na altura do km 90, da BR-262, entre os postos de combustíveis Morango e Pedra Azul”, diz o gerente de hotel Cristiano Ricardo Peterli, que mora na localidade de Aracê, em Domingos Martins, na região Serrana do Estado. Segundo ele, máquinas teriam devastado uma área entre a rodovia e o córrego.
“O produtor rural é obrigado a respeitar um distanciamento de 30 metros do córrego para plantar. Mas o proprietário desta área simplesmente ignorou as regras, cortou toda a vegetação nativa chegando às margens do córrego que, em alguns trechos, chegou a receber terra.”

A Prefeitura de Domingos Martins informa que o órgão competente para investigar e atuar neste tipo de denúncia é do Idaf.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informam que técnicos fizeram vistoria no local, após receber a denúncia do leitor, encaminhada pela coluna “Qual a Bronca?”, mas não identificaram ilegalidade.
Durante a fiscalização conjunta dos dois institutos, foi constatado que a Prefeitura de Domingos Martins emitiu uma autorização ao proprietário do terreno citado pelo morador para o corte de plantas como samambaias, braquiária e capim narpier, considerados como parte de vegetação que não forma fragmentos florestais. Tratando-se de vegetação rasteira ou pastagem abandonada (matagal). A retirada desse tipo de planta não prejudica o córrego e nem o meio ambiente.
O que diz o leitor

Cristiano disse lamentar que a Prefeitura use dois pesos e duas medidas, quando se trata da questão ambiental.
Primavera Troca de postes
Sérgio Gomes, técnico em vendas
“Em resposta a esta coluna, em 17 de junho, a EDP disse que faria troca do poste que está torto na rua Altiva da Silva Bressiani até o final de julho. Até agora nada”.
A EDP informa que foram substituídos dois postes na rua citada. A equipe técnica foi a campo inspecionou a rede e constatou que os demais postes da rua não necessitam ser substituídos, neste momento.
Santa Teresa Rede vazando
Rosalina Maria Barcelos de Araújo, aposentada
“No último dia 03, abri um chamado no 156 pedindo o reparo na rede de esgoto da rua Frederico Ozanan e nada foi feito”.
A Central de Serviços de Vitória afirma que acionou a Cesan. A empresa, por sua vez, disse que enviou equipe ao local nesta semana.
Laranjeiras Obra em escola
Valdeci Carvalho Ferreira, aposentado
“Em que pé está a obra da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão?”
A Sedu explica que as obras já começaram e estão a cargo do DER.
O DER-ES alega que a Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra, já está em tratativas administrativas e de execução, dentro dos prazos estabelecidos.
Bela Vista Contato com aplicativo
Geneci Tavares de Melo, aposentado
“Por que o Uber não tem um canal de atendimento para o usuário? Observei motorista usando bermuda, descalço, como se fosse à praia com amigo”.
O Uber destaca que os usuários podem entrar em contato com a empresa diretamente pelo aplicativo ou pelo site, clicando no menu: ajuda.
Bairro das Laranjeiras Cobrança indevida
Osvaldo Domingos Santos, porteiro
“A Sky desligou meu aparelho. Liguei e disseram que teria que fazer uma recarga de R$ 13, válida por três dias, mas vão cobrar por 12 meses no cartão de crédito e continuo sem o sinal da operadora”.
A Sky esclarece que a cobrança foi cancelada e o estorno realizado no cartão de crédito do cliente.
Morada de Santa Fé Área de lazer doada
Devaldo Cândido de Jesus, segurança
“A Prefeitura doou para uma entidade privada a área do campo de futebol que ainda contém bancos e jardins.”
A prefeitura de Cariacica informa que se reuniu com lideranças locais, no dia 17, e irá permutar a área doada à Rosacruz, há 20 anos, por outro espaço público, de forma a manter a área de lazer do bairro.