Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Pontos de ônibus deixam passageiros expostos ao tempo

Ponto de ônibus sem abrigo, às margens da BR-262, em Cariacicia, deixa os usuários sem proteção contra o sol forte e a chuva

Redação A Tribuna | 02/02/2022, 08:49 08:49 h | Atualizado em 02/02/2022, 08:50

Passageiros expostos ao tempo 

Imagem ilustrativa da imagem Pontos de ônibus deixam passageiros expostos ao tempo
Bronca: Ponto de ônibus em frnete ao posto Kadillac, na BR 262, em Jardim América, onde não há abrigo. Foto do leitor Wagno Viana |  Foto: Wagno Viana

“O ponto de ônibus que fica às margens da BR-262, em frente ao Posto Kadilac, no sentido Campo Grande, em Cariacica, não tem abrigo para os usuários do sistema Transcol. Os passageiros todos os dias ficam expostos ao tempo”, denuncia o conferente Wagno Viana, que reside em Viana-Sede.

Ele relata que, como trabalha em Jardim América, utiliza esse  ponto de segunda a sexta-feira, tanto na ida quanto na volta do trabalho. “Nesse ponto, enfrentamos chuva forte e sol quente, pois  só há  uma placa indicativa”, destaca.

Wagno afirma que, mesmo sendo um ponto de fluxo intenso de passageiros durante todo o dia, não são todos os motoristas que param não local.

“Alguns motoristas passam direto pelo ponto, quando sinalizamos, e somos obrigados a esperar o próximo coletivo. Quem volta para  casa por volta das 17 horas, enfrenta essa situação  todos os dias”. 

A Ceturb informa que os motoristas são orientados pelas empresas a atenderem todos os chamados dos usuários para embarque e desembarque nos pontos fora dos terminais 

Quanto aos abrigos de ônibus, esclarece que são considerados mobiliários urbanos e, portanto, de responsabilidade das prefeituras. “São as prefeituras que instalam e fazem a manutenção dessas estruturas”.

Esclarece ainda que à Ceturb cabe, junto com a comunidade e as prefeituras, indicar o local do ponto de parada e identificá-lo, com a placa azul, característica dos locais.

A Prefeitura de Cariacica disse que o município não possui linhas municipais e a instalação de abrigos para ônibus cabe à Ceturb, baseando-se em indicação do site ceturb.es.gov.br/ competencias.

São Marcos I

Buraco reaberto

“Na chuva do final do ano passado, um buraco surgiu na avenida Américo Miranda e logo foi tapado. Mas o serviço ficou tão mal feito que o buraco está reabrindo e aumenta a cada dia” - Franciele S. Coimbra Paim, professora.

 A Secretaria de Obras da Serra disse que 65 metros da rede de drenagem foram danificados e, desde o dia 27, os reparos estão sendo feitos. Já foram recuperados 40 metros.

Rodovia do Contorno
Descarte de celulares
“Carcaças de celulares, tablets e baterias, materiais  poluentes, estão sendo descartados às margens da pista, perto do posto  Serramar e do  Alphaville”. - Anilson Pereira, autônomo
A Eco101 informa que será realizada nova limpeza neste local até o final da próxima semana e destaca que jogar lixo em lugar inapropriado é crime ambiental passível de sanções.

Piranema
Reforço no policiamento
“Quando a Polícia Militar vai melhorar o patrulhamento no bairro. Vejo sempre viaturas em Vila Velha, onde trabalho, mas nenhuma no bairro onde moro”. - Agnaldo da Silva Martins, porteiro
A Polícia Militar afirma que realiza policiamento ostensivo no bairro, porém é necessário que, em casos de suspeita ou ocorrência de crime, a viatura seja acionada, no telefone 190.
Divinópolis
Buraco em rua
“Há três semanas, a Cesan abriu um buraco na rua Governador Valadares, em frente à Igreja Batista, e assim está até hoje. Essa situação nos causa transtornos porque nossas casas estão sendo invadidas pela poeira dia e noite”. - Sandersson Almeida, autônomo
A Cesan anuncia que concluiu o serviço na sexta-feira e a pavimentação foi realizada ontem.
Glória
Vaga hospitalar
“Minha mãe tem 90 anos. É cardíaca, diabética e está com covid. Precisa ser internada. Ela está em uma maca, no chão no PA da Glória, desde as 23 horas de domingo”. - Tamiris Akbart Melandes, fonoaudióloga
A Central de Regulação da Sesa destaca que a paciente foi transferida, na última segunda-feira, para um hospital de referência, onde  recebe o atendimento para o seu quadro clínico.
ES-010
Trecho no escuro
“Na ES-010, sentido  UCL/Carapina, há várias lâmpadas piscando durante a noite”.  - Paulo Renato Bordignon Garmatter, técnico de enfermagem
O DER-ES disse que a  iluminação pública cabe ao município. A Secretaria de Serviços da Serra informa que os pedidos de  reparos na iluminação pública do município devem ser feitos no telefone 0800-000-0717.
OPINIÃO DO LEITOR
Apresentação
Existem coisas marcantes nesta vida! O atacante Marinho, que trocou o Santos pelo Flamengo, satisfez diretamente o desejo de toda a sua família e, em especial, do pai, que é flamenguista doente. O pai participou da apresentação do filho com o manto rubro-negro e não se conteve. Segundo Marinho, a sua cidade natal, Penedo, lá nas Alagoas, é quase toda rubro-negra também.
Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra – Serra
Justiça
Apoiamos a decisão do governo federal sobre o aumento de 33,24% do piso dos professores de educação básica, e 16 mil devem ser beneficiados, segundo o presidente do sindicato, Moacir Lellis. A verdade é que a educação é o único caminho viável para o Brasil. É um dos ingredientes importantes para o desenvolvimento de um povo. Pede-se muito ao docente, até demasiado. Espera-se que preencham as falhas de outras instituições. Eles compõem a nobre profissão do mundo e merecem mais respeito pelo que realizam para gerações de nosso País. A decisão é justa e merece o esforço dos municípios e Estados para o atendimento e que não se torne disputa judiciária. Viva a Educação! 
Rômulo Augusto Penina 
Mata da Praia – Vitória
Copa do Mundo
No dia que o Brasil disputou a taça, o pai do Douglas botou um vestido nas cores verde e amarelo e saiu com um batuque fazendo zoada pela rua.
Uma mulher, que assistia à comemoração, tirou uma foto dele e o abraçou para comemorar também. O menino ficou irritado e chutou-a, dizendo: “Solta o meu pai! Você não pode roubar o meu pai da minha mãe logo hoje no jogo do Brasil!!”
Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira – Vitória
Ontem e hoje
Cursei os ensinos primário e secundário (atualmente foram unidos, sendo o ensino fundamental). As aulas eram encerradas bem antes do Natal, voltando após o Carnaval e, em julho, havia férias de 30 dias. Ótimo aprendizado.
Atualmente, as aulas vão até as vésperas do Natal, retornando no início de fevereiro, sem férias em julho, somente uma semana de recesso. 
É muito cansativo para os alunos, o aprendizado decaiu. A reforma da educação não foi boa.
Aldo José Barroca
Antônio Honório – Vitória

SUGERIMOS PARA VOCÊ: