Permissão para dobrar à direita
Redação jornal A Tribuna
“Dentre as alterações aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entraram em vigor no primeiro semestre de 2021, está a conversão livre à direita, quando o sinal está fechado. Mas por que essa nova diretriz ainda não foi implantada no Estado?”, pergunta o consultor de vendas Eduardo Oliveira, que mora na Serra.
Segundo ele, nos cruzamentos onde isso será possível, o município terá que colocar uma placa indicando “ser livre dobrar á direita”. “Quando as prefeituras da Grande Vitória vão adotar essa mudança?”, questiona.
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória informa que já está planejada a instalação das placas de “Livre à Direita” no primeiro trimestre de 2022. Diz, ainda, que um intenso trabalho de educação para o trânsito será realizado nos cinco primeiros pontos já escolhidos para receber a sinalização.
“A iniciativa tem como objetivo melhorar a fluidez no trânsito e evitar retenções”, destaca a secretaria.
A Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha esclarece que, antes de implantar a mudança citada, é necessário fazer um estudo técnico de engenharia de tráfego, para avaliar onde haverá segurança para este tipo de conversão. “Somente após este estudo será autorizado”, observa.
A Secretaria de Obras da Serra afirma que serão avaliados alguns pontos específicos para essa conversão, onde há fluxo que indique a necessidade. Mas destaca: ”A placa que autoriza a manobra ainda não foi regulamentada pelo Contran”.
A Coordenação de Trânsito de Cariacica informa que, no município, existem cinco cruzamentos com semáforos de responsabilidade dela e nenhum se adequa à alteração.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna