Parque natural fica no papel
Redação jornal A Tribuna
“A área ambiental conhecida como Lagoa Encantada, que fica situada atrás de um hipermercado, entre a rodovia Darly Santos e a avenida Carlos Lindenberg, faz divisa com os bairros que formam a região da Grande Cobilândia e está abandonada pela administração”, denuncia a autônoma Ingridi dos Santos Barros, que mora no bairro Vale Encantado.
Segundo ela, há muitos anos que a comunidade luta pela criação do Parque Natural Lagoa Encantada e vários pedidos já foram oficialmente protocolados.
“Num estudo, a prefeitura indicou que iria classificar a área como uma Unidade de Conservação Permanente (UCP). Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) chegou a ser assinado com uma empresa que está alojada na área do parque, mas dois anos se passaram e nada foi feito”, diz Ingridi.
A autônoma afirma que a área está sendo destruída. “Praticamente toda semana há algum incêndio ou desmatamento, com extração irregular de terra e areia. O último incêndio, registrado no dia 7 de outubro, consumiu parte da vegetação”.
A Prefeitura de Vila Velha informa que o diagnóstico ambiental sobre a criação de uma Unidade de Conservação na Lagoa Encantada continua orientando os trabalhos da administração, que também precisa levar em consideração os interesses dos proprietários de terrenos locais.
A prefeitura reitera que se empenha para solucionar as pendências e regularizar a área no mais breve prazo possível, para trazer segurança jurídica, garantir mais lazer e qualidade de vida para a população e preservar os recursos naturais, indispensáveis para o desenvolvimento sustentável do município.
O que diz o leitor
Ingridi disse esperar que a prefeitura consiga sanar os entraves existentes antes que a área seja destruída.
Nova Viana
Falta de água
Hueriton Firme, funcionário público
“O bairro Nova Viana, em frente à UPA de Viana-Sede, está sem água. Quando o abastecimento será normalizado?”
A Cesan afirma que está realizando ações de melhoria no abastecimento da região e acrescenta que moradores devem ter caixas d'água para armazenar o suficiente para o consumo mínimo de 24 horas. O carro-pipa pode ser solicitado no telefone 115.
Atraso em entrega
Angelo Rozalem, aposentado
“Novamente os Correios deixam de entregar cartas e boletos na rua Henrique Martins Rato, onde moro. Quando chegam, já estão todas vencidas. Peço que a empresa melhore os serviços”.
Os Correios dizem que houve atraso pontual na distribuição no endereço citado, mas que a situação já está regularizada.
Laranjeiras
Benefício em análise
Romério de Oliveira Carvalho, microempreendedor
“Devido à pandemia, fechei a minha lanchonete e estou desempregado. Em abril, solicitei o auxílio emergencial e até hoje o pedido está em análise. Dizem que tenho que aguardar. Mas até quando? O processo está como inconclusível até hoje”. A Dataprev e o Ministério das Cidade foram procurados pela coluna há 19 dias, mas nada responderam.
Conquista
Risco de queda
Liliane Ferreira dos Santos, doméstica
“Uma árvore ameaça cair na rua Alto Belo e, se isso acontecer, prejudicará a minha casa e a de um vizinho. Abri um protocolo na prefeitura pedindo o corte, mas nada foi feito. Temo que um acidente aconteça”.
A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória informa que a árvore já foi avaliada por técnicos do órgão e em julho deste ano foi realizada a poda.
Eurico Salles
Empréstimo consignado
Luiz Carlos Júlio de Araujo, aposentado
“Fiz uma operação de crédito consignado, numa empresa de Vitória, mas surgiu no meu benefício uma operação do Banco Fricsa de R$ 3.163,40, para ser paga em 84 parcelas de R$ 74,15. Não pedi isso e quero cancelamento”.
O Procon-ES orienta o consumidor a agendar um atendimento presencial no site www.procon.es.gov.br. O banco Fricsa solicita contato com sua Central, no telefone 3003-6206.
Estrada abandonada
Valdeci Carvalho Ferreira, aposentado
“A poeira invade casas na estrada que corta o bairro. A via não é pavimentado e os moradores aguardam há anos seu asfaltamento”.
O DER-ES informa que as obras de implantação e pavimentação no trecho da rodovia ES-388, entre Xuri, em Vila Velha, e a BR-101 em Amarelos, Guarapari, estão em execução.
Opinião do Leitor
Sistema Transcol
A linha 888 do Transcol, que faz o trajeto Terminal Laranjeiras x Timbuí, poderia ser estendida até a cidade de Fundão, assim beneficiaria moradores das duas localidades. A distância entre o distrito e a sede do município não ultrapassa 8 km e os serviços médicos, bancários etc. são, na maioria, em Fundão.
Albércio Nunes
Cidade Continental — Serra
E agora?
O Brasil está de calça curta com nossos dois principais parceiros comerciais. Bolsonaro apoiou a reeleição de Trump nos EUA e abomina a vacina coronavac chinesa. E agora, José?
Humberto Schuwartz Soares
Praia da Costa — Vila Velha
Bailarina
Minha amiga tocava numa escola de balé e amava todas as alunas. Rafaela, de três anos, era a mais graciosa.
A academia entrou em férias e, quando retornaram, a pianista disse: “Ei Rafiiiiiiiinha!!!” “Ei.” “Vem me dar um abraço beeeeeeeeeem apertado! Nossa! Estava morrendo de saudade de você, sabia?” “Eu, hein! Nem me lembrei de você, tia!”
Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira — Vitória
Preferências
Na Europa, as lideranças se limitaram diplomaticamente a declarar que as relações com os EUA continuarão sendo boas, independente do resultado nas urnas.
Difícil se entender as razões pelas quais o Presidente brasileiro continuava se pondo abertamente a favor do presidente Donald Trump, mesmo ante as previsões – confirmadas ontem – da vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas.
Até porque, numa retrospectiva das recentes relações Brasil x EUA, nada vemos a fundamentar a dita preferência. Mas, afinal, pode quem tem poder.
Roberto Pimentel
Praia do Canto — Vitória
Coronavírus
Estamos vendo pessoas andando pelas ruas despreocupadas e sem usar máscaras, a fim de evitar pegar o coronavírus. Nesse sentido, essas pessoas têm que tomar cuidado, para não contaminarem outras.
Por isso, evite pegar esse coronavírus, para ver se essa pandemia desaparece deste mundo de Deus, o que vai muito nos ajudar.
Angelo Rozalem
Bairro de Fátima — Serra
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna