Ônibus só de hora em hora no Terminal de Jardim América
“Minha bronca é o descumprimento de horários por parte dos ônibus que atendem a linha 784 (Vila Merlo x Terminal de Jardim América via Campo Grande). Todos os dias, nos horários de 6h, 7h05 e 8h10, no sentido bairro-terminal, os carros andam lotados, em plena pandemia. O secretário de Mobilidade e a Ceturb, pedem que o trabalhador espere o carro seguinte. Como, se o intervalo entre as viagens é de 1 hora e até 1h15 minutos? Assim, fica difícil”, denuncia o assistente administrativo Marcio Luiz Rizzi, que mora no bairro Campo Verde, em Cariacica.
O leitor acrescenta que moradores que trabalham em Campo Grande, sempre usam essa linha. Márcio quer saber por qual motivo a Ceturb não coloca horários extras para reduzir o tempo de espera dos usuários.
“Antes da pandemia a linha circulava até 22h30 e, agora, o último carro sai às 19h50. Será que o horário das 22 horas não poderia ser retomado nos dias úteis?”
A Ceturb-ES informa que desde o dia 5 de outubro o Sistema Transcol opera com 100% da frota e todas as linhas são monitoradas constantemente para que ajustes sejam feitos, em caso de aumento de demanda.
Com relação a linha mencionada, 784 (Vila Merlo/ T. J. América, via Bubu/Ceasa), não foram identificados recentes atrasos. Porém, ressalta-se quem, devido ao acréscimo de veículos nas vias entre os horários de pico, algumas linhas estão passíveis a atrasos. Quanto à alteração de horários, a Companhia evidencia que o quadro de horário é reprogramado de acordo com a demanda, e que será iniciada uma nova pesquisa de demanda, para analisar e identificar possíveis adequações do tempo de viagem.
O que diz o leitor
Marcio disse esperar que a Ceturb reduza os intervalos da linha, para facilitar a vida de quem trabalha em Campo Grande.
Primavera
Vala aberta
Sérgio Gomes, técnico em vendas
“A Cesan começou a trabalhar na rua Terezinha Pereira Abranches, perto da Mercearia Renata, para realizar obras de esgotamento sanitário. Mas, ao final do serviço não refez o muro de arrimo. Peço que refaçam o calçamento e o muro, quanto antes”.
A Prefeitura de Viana alega que a Cesan esteve no local no dia 1º para resolver o problema.
Laranjeiras Velha
Esgoto invade casa
Erenice Fernandes Pinto, dona de casa
“Desde 18 de agosto, os moradores da rua Goytacazes não podem usar a rede de esgoto. Ela está entupida e invadiu o meu quintal. A Cesan não apareceu”.
A Cesan explica que o bairro ainda não conta com rede de esgotamento sanitário da empresa. As obras de implantação da rede e da Estação de Tratamento de Esgoto serão iniciadas ainda neste ano.
Jardim América
Água acumulada em ponto de ônibus
Ronald Gonçalves de Souza, comerciante
“Há 24 anos, tenho uma loja de autopeças às margens da BR-262, em Jardim América, Cariacica e, desde que a Ceturb mudou a localização do ponto de ônibus, há cerca de um ano, a água fica constantemente acumulada no ponto, na frente da minha loja. Os ônibus passam, jogam água na calçada que já está totalmente danificada. Os bueiros estão todos entupidos e nunca vi uma equipe fazendo limpeza e desobstrução da rede de drenagem”.
O DNIT, responsável pela manutenção da rodovia, foi procurado pela coluna desde o dia 10 de agosto e ainda não respondeu.
Campo Grande
Rua bloqueada
Luiz Locatelli de Freitas, aposentado
“Veículos continuam estacionando e bloqueando a passagem dos moradores da rua Álvaro Machado. O problema acontece aos domingos, durante o funcionamento da feira livre”.
A Gerência de Fiscalização Urbanística da Semdec informa que a equipe de fiscalização já realizou ações no local e vem monitorando a situação, durante a feira.
Praia do Canto
Faixa etária
Luiz Bella, empreendedor
“A PMV abriu agendamento para vacinação de jovem acima de 18 anos. Por que não fazer o escalonamento por idade”?
A Secretaria de Saúde de Vitória informa que seguiu as orientações do Estado para iniciar a imunização de pessoas com idade igual a 18 anos após imunizar 80% do público com idade entre 25 e 29 anos.
Opinião do leitor
Sérgio Mamberti
Saudades deixa o ator Sérgio Mamberti que morreu aos 82 anos. Conhecido nos palcos dos teatros e na televisão. Marca bem sua carreira com o amado Doutor Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Descanse em paz, mestre!
Maria Ana Santana
Glória – Vila Velha
Babá presa em casa
A mulher flagrada pelas câmeras agredindo e mantendo em cárcere privado uma babá, de 25 anos, em Salvador, é o retrato de um país sem freios para a violência. Ontem, ela saiu de casa embaixo de vaias dos moradores e escoltada pela polícia, para prestar depoimento.
A vítima precisou pular do 3º andar para fugir da ex-patroa. Que Deus possa cuidar do futuro dessa jovem e que a justiça seja feita!
Rodrigo Figueira de Sá
Praia do Canto – Vitória
Aprender com a vida
Na vida temos de ter força e ânimo para resistir às tempestades que sempre encontramos pelo caminho, mesmo que a estrada do bem esteja presente. Cheia de tropeços e dificuldades, continue e não dê ouvidos.
As pedras colocadas pela inveja, ciúme ou intrigas não podem servir como desânimo. Siga em frente e sempre confiante. É preciso continuar o caminho sem olhar para trás, pois só assim venceremos os obstáculos. Se sentir-se ferido, não desanime! Lembre-se que as cicatrizes são as luzes que marcarão a sua vitória. Vida que segue.
Eduardo de Oliveira Barbosa
Vila Nova – Vila Velha
Futebol
Desde que foi criada, a partir de 2009, completando neste período exatamente 12 anos, a Série D do Brasileiro nunca teve acesso de equipes do Estado para a Série C, impossibilitando que nosso futebol projetasse maiores aspirações para disputa nas demais Séries do Brasileiro.
Diante desse quadro lamentável, se faz necessária uma avaliação por parte de todo o ambiente que envolve a gestão do nosso futebol, como a Federação de Futebol (FES), clubes, entidades representativas, parceiros e empresários, visando discutir e buscar ações que caminhem na direção de um planejamento voltado para alcançarmos a superação desse triste e inconcebível cenário.
João Carlos Nunes Ramos
Bento Ferreira – Vitória