Motoristas não respeitam a lei
Condutores ignoram proibição ao longo da rua Sebastião Nestor de Oliveira, no bairro Cruzamento, na capital. Leitor reclama do caos
“No início da rua Sebastião Nestor de Oliveira, no bairro Cruzamento, em Vitória, tem uma placa indicando ser proibido estacionar ao longo da via, mas isso é constantemente ignorado por moradores e visitantes”, denuncia o porteiro Ueliton Santos Fraga, que mora no mesmo bairro.
De acordo com o leitor, a placa é válida para a rua inteira, já que no trecho final não há saída. Mesmo assim, motoristas estacionam seus carros nos dois lados dificultando e bloqueando a passagem.
“Se a via é de mão dupla, é preciso deixar espaço para a circulação dos veículos, como determina o Código de Trânsito Brasileiro”, explica o morador.
Ueliton disse que um caminhão, mesmo de pequeno porte, quando vai realizar uma entrega, não consegue realizar a manobra para retornar, por conta dos carros estacionados. “Cadê a fiscalização?”, pergunta.
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informa que, de acordo com o Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido estacionar nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal. O trecho de validade das placas de regulamentação de estacionamento obedece ao preconizado na Resolução do CONTRAN nº 180/05.
Destaca também que nas quadras com até 60 metros de extensão, uma única placa, implantada no meio do quarteirão, vale para toda a quadra (sendo 30 metros para a frente e 30 metros para trás). Nos locais com comprimento superior devem ser colocadas duas ou mais placas, mantendo-se entre elas uma distância recomendável de 60 metros (podendo chegar até a 80 metros). A rua se assemelha a uma travessa com pouca largura. Uma equipe de fiscalização irá ao local.
O que diz o leitor
Ueliton disse que a Guarda de Trânsito deveria ir ao local para orientar os motoristas e punir quem desrespeitar a sinalização da via.