Mosquitos invadem casas
“A quantidade de mosquitos aumentou muito nos bairros Joana D’Arc e São Cristóvão, após as últimas chuvas intensas. Eles atacam dia e noite, sem trégua. E quem é picado fica cheio de manchas vermelhas pelo corpo”, denuncia a costureira Consuelo Maria de Souza, que reside em Joana D'Arc, na capital.

Segundo a leitora, o carro fumacê não está passando regularmente, como ocorria anteriormente. Os agentes de combate às endemias, desde o início da pandemia, não visitam mais as residências, para verificar os ralos e os possíveis focos de dengue no interior das casas.
Consuelo quer saber quando os serviços serão normalizados, para que a incidência diminua. Afirma, ainda, que “no anoitecer, os moradores são obrigados a fechar portas e janelas, para que os mosquitos não invadam toda as residências”.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vitória (Semus) informa que Vitória está com número baixo de notificações de casos de arboviroses. Esclarece que desde o início da gestão, as ações de combate ao mosquito foram intensificadas na Capital.
O carro fumacê passou na região no dia 8 de dezembro, das 3h às 6h.
Além disso, os agentes de combate às endemias (ACE) de Vitória retomaram as visitas ao interior das residências para combater o mosquito Aedes aegypti.
Por conta da pandemia, os agentes realizavam as visitas domiciliares apenas na parte externa dos imóveis, conforme orientação do Ministério da Saúde. Já foram realizados, ainda, mutirões para vistoria e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em 100% dos bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê.