Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

QUAL A BRONCA?

Lixos e entulhos incomodam

Praia de Guriri fica lotada durante a estação mais quente do ano, o que tem gerado maior volume de lixo e ruas se tornam depósitos

| 13/03/2022, 11:43 h | Atualizado em 13/03/2022, 11:45
Qual a Bronca?

Redação jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem Lixos e entulhos incomodam
Rua de balneário virou ponto viciado para descarte de lixo de moradores e de turistas durante o verão |  Foto: Edson Ribeiro de Souza

“Há três meses, um depósito irregular de lixo e entulhos toma conta da na rua Montanha. Já pedimos a retirada, mas não obtivemos respostas”, reclama o tributarista Edson Ribeiro de Souza.

De acordo com o leitor, o lixo acumulado tem causado muitos problemas, pois atrai baratas, ratos e muito mosquito. “É preciso retirar esse material para evitar que as pessoas continuem jogando o lixo ali”, recomenda Edson

O tributarista também pede uma placa indicando a proibição de jogar lixo no local. Quem também reclama da situação é o estudante Vinicius Silva Josué. Ele explica que passou uns dias das férias na Praia de Guriri e, além do local, encontrou outros pontos com lixo acumulado e pessoas fazendo o descarte nesses locais. 

“É claro que pedimos as pessoas mais consciência, mas também não vejo nenhuma fiscalização ou placas indicando que ali é proibido jogar lixo. Se alguém passa e vê pessoas jogando lixo, em um local já acumulado de rejeitos, logo pensa que ali é um local de descarte de lixo e  faz o mesmo”, comentou.

Eles pedem que a prefeitura faça a limpeza do local. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de São Mateus informou que mantém uma equipe para recolher entulhos em todo o município, atendendo um cronograma. 

No período de alta temporada, a demanda cresce, principalmente em Guriri. Nos próximos dias uma equipe voltará a atender o balneário. A Prefeitura ainda acrescenta que descartar entulhos em áreas públicas em terrenos baldios é ilegal e deve ser denunciado através da Ouvidoria Municipal ou pelo e-mail do órgão: [email protected].

O que dizem os leitores

Edson Ribeiro de Souza e Vinicius Silva Josué, disseram que vão esperar os próximos dias para ver se realmente será feita a limpeza.


Planalto Serrano

Sem professores
Deocimara Brender, dona de casa

“Desde quando voltaram às aulas, os alunos da 3ª e 4ª séries da EEM João Calmon, não estão tendo aulas por falta de professores. Também estamos sem material   de limpeza.”

A Secretaria de Educação da Serra alega   que um novo processo seletivo para contratação de professores precisou ser realizado. As contratações já foram iniciadas.

Jucutuquara

Sinal fora de sincronia
Juliana dos santos, dentista

“No sinal de pedestre no  cruzamento da avenida Paulino Muller com a Praça de Jucutuquara, quando fecha o sinal de carro, o de pedestre também fecha.”

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana esclarece que, em visita técnica ao local, foi verificado que o sinal está com a programação ajustada.

Santo Antônio

Falta de patrulhamento
Valdirene Lopes da Silva, faxineira

“Nunca vejo policiais no DPM de Santo Antônio. Também nunca vemos policiais militares fazendo patrulhamento na região.”

A Polícia Militar alega que o DPM de Santo Antônio foi um pedido da própria comunidade, mas a maior parte do tempo de serviço é em patrulhamento, abordagens a suspeitos e visitas tranquilizadoras.

Valparaíso

Dois anos sem consulta
Patrícia Silveira Dutra, dona de casa

“Estou tentando marcar consulta há dois anos no posto de saúde de Valparaíso. Estou tendo que me consultar em Vitória. Minha perna está inchada e preciso de atendimento.”

a Secretaria de Saúde de Cariacica ressalta que a munícipe pode se dirigir à unidade e conversar com a supervisora, que já está ciente do caso.

Jardim Camburi

Praça suja com fezes
Luiz Antonio Machado, metalúrgico

“Em uma praça de esportes de Jardim Camburi, os donos de cachorros deixam restos de fezes dos animais no local. Poderia ter uma placa advertindo.”

A Prefeitura de Vitória disse que não é proibida a circulação de animais, mas o dono é obrigado a recolher as fezes, sob pena de R$ 35, em caso de não cumprimento.

Maruípe

Limpeza em imóvel
Osias Sousa da Silva, jardineiro

“Um imóvel na avenida Maruípe, em Vitória, está há anos, cheio de mato, lixo, baratas e sendo usado com abrigo por desocupados.”

A Prefeitura de Vitória afirma que irá providenciar a limpeza do local. Destaca  ainda que o local está em fase final de estudo para ocupação.


          Imagem ilustrativa da imagem Lixos e entulhos incomodam
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

OPINIÃO DO LEITOR


Cesan

Os municípios estão realizando investigações isoladas sobre a Cesan. Mas isso não vai alcançar o objetivo final. É preciso que o Ministério Público do Estado interfira  no caso. O governo do Estado precisa dizer a que veio. Há omissão por parte do governo  e de algumas autoridades competentes. 

Estamos em ano de eleição e isso pesa e muito na decisão dos votos dos eleitores. Só para lembrar que o capixaba não é bobo e vai se lembrar da água suja na torneira.

Para os que vão competir nas eleições é um prato cheio, ou melhor, um copo d’água cheio. Situação vexatória para quem deveria olhar pelo povo e não olha. Taxa de esgoto muito cara e esgoto que  não é tratado como deveria. Água faltando todos os dias e sujeira nas torneiras. Quando alguém vai realmente se importar conosco neste Estado?

Graça Lima
Centro de Vitória

Lanche

Isadora e Melina estavam lanchando e fazendo bagunça. A avó disse: “Já falei com a Emily para convidar vocês para comer no chiqueiro da casa dela.” “Por que, vovó Anna?” “Porque vocês vão logo se enturmar com os porquinhos, Isa.” “A gente vai pro chiqueiro e você vai pra onde, vovó?” “Melzinha, ela vai pro passarinheiro ciscar com os passarinhos!!”                                    

Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira - Vitória

Máscaras caíram

As máscaras estão caindo literalmente! A covid-19 não acabou e talvez tenhamos que conviver com esta praga como se convive com outros males controlados por resto da vida. 

E em virtude das vacinações em massa as coisas estão controladas e se tivermos juízo poderemos ter qualidade de vida quase normal.

Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra - Serra

Pandemia

A pandemia da covid-19 está registrando fortes quedas nos números de mortes, internações e infectados. O resultado da vacinação. Já pensou se fosse feito um trabalho antecipado? Hoje, estaríamos menos impactados pela economia, certamente!

Mas não adianta chorar o leite derramado. Agora, é hora de batalhar e reconquistar o que perdemos e conquistar novas coisas. Nesta nova fase, sem máscaras em algumas cidades, e ainda com a proteção dentro de locais fechados, em outras, seguimos na fé!

Martha Bitencourt
Morro do Moreno - Vila Velha

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?, por Redação jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Qual a Bronca?

Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna

Qual a Bronca?

Redação jornal A Tribuna

Qual a Bronca?