Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Voz de prisão e ação judicial

Coluna foi publicada nesta terça-feira (21)

Eduardo Maia | 21/11/2023, 10:29 h | Atualizado em 21/11/2023, 10:30

Imagem ilustrativa da imagem Voz de prisão e ação judicial
Subsecretário Adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Renato Ribeiro teve voz de prisão decretada |  Foto: Reprodução/Instagram @profrenatoribeiro

O embate político na Serra, visando as eleições de 2024, está causando até voz de prisão e briga judicial. Na última sexta-feira (17), o deputado Pablo Muribeca (Patriota), ao lado dos vereadores Anderson Muniz (Podemos), Arthur Costa (Solidariedade) e Darcy Júnior (Patriota), realizaram ação para “ investigar suposta irregularidade envolvendo direcionamento de vagas de emprego em troca de vantagem financeira e política”. A ação, que ocorreu sem participação do Ministério Público, resultou em voz de prisão ao subsecretário de Trabalho da Serra, Renato Ribeiro.

Em nota, a Prefeitura da Serra classificou o ato como “lamentável” e disse que vai entrar com ação judicial por danos morais, abuso de poder e perturbação do normal funcionamento de serviço público contra os parlamentares, além de representação contra eles, por quebra de decoro parlamentar, nas corregedorias da Assembleia Legislativa e da Câmara municipal.

Denúncia ao MP

A prefeitura também disse que fará denúncia contra os parlamentares ao Ministério Público (MP) estadual e que irá acionar a corregedoria da Polícia Militar contra os policiais que atuaram sem mandado. Em nota, a Polícia Civil informou que Ribeiro foi ouvido e liberado após não ser possível concluir se houve crime, e que uma cópia dos autos será enviada à Assembleia e à PM.

“Atendeu à legalidade”

Os parlamentares reafirmam, via nota, que a ação (chamada por eles de “Operação Peixada”) atendeu inteiramente à legalidade e aos princípios do ordenamento jurídico, e que filmagens realizadas no ato mostram que uma denúncia já foi formalizada no MP e que subordinados do subsecretário teriam tentado ocultar celulares e deletar mensagens comprometedoras.

Feijoada e samba com Coser

Quem esteve presente na Feijoada do Pega, realizado no último domingo (19), foi o deputado estadual João Coser (PT), ex-prefeito de Vitória. Evento foi realizado pela escola de samba Pega no Samba, que apresentou seus protótipos para o carnaval do ano que vem.

Cassados

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu anular todos os votos do PP referentes à eleição para vereador em Jaguaré por motivo de fraude no cumprimento da cota de gênero da legenda.

Com isso, os vereadores Preto Queiroz e Ricardo Barros, eleitos em 2020 pelo partido, vão perder o mandato.

Em nota, o TRE-ES informou que vão assumir no lugar Fábio Silvério Ucéli (PV) e Marcelo Costa Silva (Podemos) A Câmara ainda irá definir a data da posse.

Água potável em eventos no ES

A deputada estadual Iriny Lopes (PT) protocolou projeto de lei que torna obrigatório o fornecimento gratuito de água potável em eventos artísticos, shows, festivais de músicas e eventos esportivos. A proposta recebeu o nome de “Lei Ana Benevides”, em referência à jovem de 23 anos que morreu devido a uma parada cardiorrespiratória causada pelo calor extremo e falta de acesso a água enquanto aguardava o início do show da cantora pop norte-americana Taylor Swift.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: