Vencedor em meio a confusão
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (25)
A desistência do delegado Leandro Sperandio (Republicanos) em disputar a Prefeitura de Aracruz pegou toda a cúpula do Republicanos de surpresa. A partir de agora, as informações são de que o deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos) — que antes de Sperandio era o escolhido para o pleito —, deverá “recuar do recuo” e disputar o Executivo.
Apesar de o Republicanos ter Alcântaro, o vencedor da confusão foi Dr. Coutinho (PP), atual prefeito, que tinha Sperandio como principal opositor. Nos bastidores, o progressista, que terá um vice do PSB, logo após o anúncio, estava comemorando junto a aliados. Também nos corredores políticos, a cúpula do PL comemorou a decisão, chamando a situação de “karma”. Sperandio esteve com os pés dentro do PL, quando em Brasília teve a filiação abonada pelo presidente nacional Valdemar Costa Neto, porém preferiu se filiar ao Republicanos.
Os motivos pessoais
Apesar de estar mergulhado desde que anunciou o recuo, há alguns possíveis motivos que permeiam a decisão de Sperandio. Além de pesquisas recentes não tão favoráveis, pessoas do próprio Republicanos disseram à coluna que a pressão da pré-candidatura teria sido determinante, bem como recentemente ter se tornado pai mais uma vez.
Fechado com tucanos?
No próximo sábado (27), durante convenção do Republicanos na Serra, o deputado Pablo Muribeca poderá anunciar seu vice. Expectativa de que seja nome do PSDB, já que as conversas estão adiantas. Circulou possibilidade também de o União Brasil indicar, mas isso não deve acontecer, já que os vereadores ficarão com Weverson Meireles (PDT).
Quer se “afinar” com eleitor
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem visitado feiras livres com frequência na capital. Além de distribuir cumprimentos, Pazolini tem até mesmo se arriscado como cantor. Há quem diga que é em busca de “afinação” com o eleitorado de Vitória, em busca da reeleição.
Mistério segue
O ex-prefeito de São Mateus e atual presidente do MDB municipal, Amadeu Boroto, contou à coluna que a convenção da sigla na cidade será no dia 3.
No entanto, a situação dele continua sendo uma incógnita, já que pela Justiça está impedido de disputar a eleição, por ter sido condenado por improbidade administrativa. Portanto, ainda não terá o nome homologado. Mistério emedebista segue até pelo menos 15 de agosto, data limite.
Chapa ligada ao governo será oficializada hoje
Acontece nesta quinta-feira (25) a convenção do Podemos em Linhares. Na cidade, o partido tem o nome de Lucas Scaramussa para disputar a prefeitura. Será nesta quinta, inclusive, que o nome do ex-presidente do Incaper Franco Fiorot (União) será anunciado como vice, como Plenário antecipou em junho. Já a pré-candidatura de Marcos Garcia (PP) ainda é incerta. Nos bastidores, Maurinho Rossoni (PL) estaria negociando apoio ao atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos).
Galeria
Climão entre lideranças
Durante a megaconvenção do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), o presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), estiveram juntos. Aliados de Arnaldinho destacaram que o clima entre os dois não era dos mais amigáveis. Daniel, no dia anterior, não compareceu à convenção de seu correligionário em Vila Velha.
Climão entre lideranças II
O embate sobre quem vai compor a vice de Arnaldinho continua. Ainda na convenção do canela-verde, Cael Linhalis (PSB) e Bruno Lorenzutti (MDB) estiveram presentes. Houve coro pedindo para que Bruno fosse escolhido. Durante discurso de Victor Linhalis (Podemos), filho de Cael, teria ficado nítido o racha que existe entre vereadores e o antigo ex-vice prefeito.
Data para oficialização
O Avante fará a convenção partidária no dia 5 de agosto para oficializar Eduardo Spadetto, o Du, como candidato a prefeito de Vitória.