Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Sinais para 2026

Coluna foi publicada no domingo (10)

Rodrigo Péret | 11/12/2023, 11:49 11:49 h | Atualizado em 11/12/2023, 11:52

Imagem ilustrativa da imagem Sinais para 2026
Deputado federal Josias da Vitória (PP) faz movimentos que indicam um pensamento a longo prazo, mais especificamente, em 2026 |  Foto: Divulgação/Câmara Legislativa

Não é de hoje que o deputado federal Josias da Vitória (PP) faz movimentos que indicam um pensamento a longo prazo, mais especificamente, em 2026. Desde que assumiu o comando do PP no Espírito Santo, o político é cotado para disputar o cargo de governador na próxima eleição para o cargo, e é visto como um dos nomes que pode ser apoiado pelo atual governador, Renato Casagrande (PSB).

Mas, ao mesmo tempo em que é aliado do governo, Da Vitória também faz movimentos na direção oposta: sob seu comando, o PP filiou políticos não pertencentes ao grupo político do governador, como Audifax Barcelos, o prefeito de Alegre Nirrô e o prefeito de Itaguaçu, Uesley Corteletti. Interlocutores ligados ao partido dizem que as filiações podem ser interpretadas também como uma forma de “convertê-los” à órbita de Casagrande, mas como diz o ditado: onde há fumaça, há fogo.

Recado pela bênção

Da Vitória também teve um encontro com o ex-governador Paulo Hartung (sem partido), histórico adversário político de Casagrande. E fez questão de registrar em suas redes sociais. A postagem pode ser interpretada como um recado, já que o governador também tem outros políticos próximos que querem sua “benção” para disputar o governo em 2026.

Prazo para defesas

Os vereadores da Serra Anderson Muniz (Podemos) Artur Costa (Solidariedade) e Darcy Júnior (Patriota), que são alvos de investigação da Câmara municipal por suposta quebra de decoro parlamentar, terão até o dia 19 de dezembro para apresentar suas defesas. Os três foram notificados na última segunda-feira pela Comissão Especial Processante.

Com Milei e Bolsonaro

Políticos capixabas que foram à Argentina acompanhar a posse do presidente eleito argentino Javier Milei e fizeram questão de posar para foto com o anfitrião. O deputado federal Messias Donato (Republicanos), inclusive, apareceu em foto ao lado do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL).

Escolhido

O prefeito de Marataízes Tininho Batista (PSB) escolheu o seu candidato à sucessão: trata-se de Luiz Capinzal (Republicanos).

O anúncio da decisão ocorreu na última terça-feira (05), em um restaurante, com a presença do ex-secretário municipal de Saúde do município Eraldo Duarte, e a atual titular da pasta, Cristiane França, que, inclusive, estava cotada para disputar as eleições com apoio de Tininho, e pode ser candidata a vice na chapa de Capinzal.

Hércules Silveira com um pé no PP

O presidente municipal do PP em Vila Velha, Neucimar Fraga, destacou estar em conversas avançadas para filiar o ex-deputado estadual Hércules Silveira (Patriotas). “Nosso foco hoje é formar uma chapa forte para vereador e organizar o partido para as futuras articulações. Hércules, assim como eu, é um nome com potencial para disputar para prefeito, mas ele já sinalizou que quer disputar o cargo de vereador. Mas vamos dialogar sobre isso”, afirmou.


Galeria

Reconhecimento

A profissão de Despachante Aduaneiro está um passo mais próximo de ser reconhecida, graças à relatoria do deputado federal Evair de Melo (Progressistas-ES), tanto despachantes aduaneiros quanto seus ajudantes podem, em breve, ter seu trabalho devidamente regularizado.

Coisa rara

A tendência é que o Projeto de Lei Complementar sobre a reforma da licença ambiental crie uma situação curiosa: políticos que compõem a oposição devem votar em peso a favor do projeto do governo estadual, enquanto alguns mais próximos da governo devem votar contra. O projeto deve ser o tema central da sessão de amanhã.

Adiado pela Covid

A posse do presidente eleito do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Domingos Taufner não vai acontecer na próxima segunda-feira (11), mas sim na próxima quinta-feira (14). O motivo do adiamento foi que Taufner contraiu Covid-19 e está em recuperação.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: