Sem Lula em solo capixaba
Coluna foi publicada nesta terça-feira (24)
A expectativa dos candidatos do PT, principalmente na Grande Vitória, era de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viesse ao Estado antes do 1º turno para promover um “empurrãozinho” final e tentar colocar os nomes petistas no 2º turno do pleito. Entretanto, isso não deve acontecer.
Segundo pessoas ligadas ao próprio PT, no momento não há previsão de que Lula desembarque no Espírito Santo, apesar de que a candidatura sobretudo de João Coser (PT) na capital venha sendo tratada como prioridade para o PT nacional.
Isso não quer dizer, porém, que o Presidente não esteja em solo capixaba na possibilidade de 2º turno em Vitória, mas interlocutores acreditam que seria importante, ao menos, que Lula enviasse outra pessoa para servir de cabo eleitoral. Em contrapartida, na próxima segunda, o ex-presidente Jair Bolsonaro chega em Vitória para auxiliar os candidatos do PL.
Não descartou governo
O candidato à Prefeitura de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos) não descartou que pode disputar o governo do Estado em 2026. Em sabatina promovida pela TV Tribuna, disse que sobretudo “quer ajudar”.
“O futuro pertence a Deus. Quando deputado, me filiei no final do prazo legal. Meu compromisso é trabalhar para a população”, ressaltou.
Primeira prefeita?
Caso realmente deixe a prefeitura antes do pleito para disputar o governo, na metade de seu suposto 2º mandato, quem assumiria a prefeitura seria sua vice, Cris Samorini (PP). Cabe lembrar que Vitória nunca teve uma prefeita. Esse movimento fortaleceria ainda mais o PP, que também pretende lançar um candidato para disputar o governo em 2026.
Distribuindo autógrafos
O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) aproveitou um encontro com a prefeita de Cabo Frio (RJ), Magdala Furtado (União), para entregar sua autobiografia autografada: “É uma simples autobiografia, mas tem coisa que todo candidato deveria ler”, ressaltou o parlamentar.
Federal na área
O deputado federal Messias Donato (Republicanos) tem caminhado junto ao prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB).
Donato é um dos maiores aliados do prefeito e tem sido o deputado federal mais próximo de Euclério desde que tomou posse. O movimento do parlamentar já é um esquenta para as próximas eleições, quando deve tentar novo mandato na Câmara dos Deputados. Apoio de Euclério o republicano já tem.
Maior presença na Serra e destaque é diálogo
O governador Renato Casagrande (PSB) esteve em mais um material de campanha de Weverson Meireles (PDT), candidato na Serra. Ao lado do prefeito Vidigal (PDT) e da vice de Meireles, Gracimeri (MDB), o governador destaca que houve “resultados extraordinários” na Serra nos últimos 4 anos, listando obras de infraestrutura. E mandou recado: “Essa parceria, comunicação e sintonia se volta para os interesses da maior população do Estado”.
Galeria
Cada vez mais colado
O candidato a prefeito de Vitória Luiz Paulo (PSDB) esteve no último final de semana na Rolimã Racing, no bairro da Penha. Aproveitou para posar junto do governador Renato Casagrande (PSB).
Psol sob o sol
Aproveitando o sol do último domingo (22), a candidata à Prefeitura de Vitória Camila Valadão (Psol) decidiu fazer sua panfletagem nas praias da cidade. Fizeram o trocadilho: Psol sob o sol.
Polarização na reta final
Ramalho (PL), nome que disputa a Prefeitura de Vila Velha publicou conteúdo que aposta na polarização na reta final de campanha. Disse que a esquerda quer governar Vila Velha “pautada pelo comunismo e aborto”.
Apoio para barrar subida
Em meio ao crescimento de Rodrigo Borges (Republicanos) nas pesquisas em Guarapari, o presidente do PP, Da Vitória, estará nesta terça-feira (24) na cidade para caminhada de apoio ao candidato de sua sigla, Zé Preto (PP).